2º ano – Aula de campo – Museu dos brinquedos

Aula de campo – Museu dos Brinquedos IFRN / Campus Cidade Alta

O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual das pessoas e sempre estiveram presentes em qualquer povo, desde os mais remotos tempos. A partir das brincadeiras e jogos, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.

Antigamente, as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além das brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinhas de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, pular corda, pé-de-lata, dentre várias outras, que eram bem mais divertidas e, além de tudo, muito saudáveis.

Porém, hoje não se vê mais as crianças fazendo essas brincadeiras, dado o avanço da modernidade, da tecnologia e também da violência. Esses aspectos restringiram as crianças, que agora ficam horas e horas na frente do computador ou mesmo da televisão. Tudo isto sem sair do lugar, ocasionando o sedentarismo e, além disso, os aparelhos eletrônicos exigem menos a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.

A proposta deste projeto visa desenvolver, com os alunos, brinquedos e brincadeiras antigas, a fim de conservar a memória e o prazer de brincar, possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.

Tema integrador 2014: “Os jogos e as brincadeiras: uma trajetória histórico-cultural”.

 

Links relacionados

Esta entrada foi publicada em Fotos, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>