5º ano – Fossilização

FOSSILIZAÇÃO

Na aula do dia 13 de fevereiro de 2014, fomos à Sala de Ciências para fazer um modelo de processo de fossilização utilizando argila, areia, ossos de frango e plantas.
Para compor a primeira camada, depositamos no recipiente de plástico a argila. Em seguida, depositamos os ossos e as plantas para compor a segunda camada. Para a composição da terceira, depositamos areia e, por fim, mais uma camada de argila.
Dessa forma, aprendemos que o processo de fossilização é um acontecimento muito raro e demorado, pois, para que ela ocorra, é preciso que ela esteja em um lugar pouco arejado, com poucos fungos e bactérias. Esse processo acontece quando ossos, folhas, conchas ou partes mais duras de um corpo, ficam soterradas por várias camadas de sedimentos de outros animais, argila, areia, entre outros, o que dificulta o processo de decomposição.

Texto coletivo – Grupo do 5º ano BM

No último dia 13 de fevereiro de 2014, fomos à Sala de Ciências para fazer uma experiência com fósseis.
Nesse dia, pegamos um pote e colocamos uma camada de argila no fundo, depois colocamos ossos, folhas e conchas para se fossilizarem e, por último, colocamos areia e outra camada de argila por cima.
Após quase três semanas, na aula do dia 27 do mesmo mês, eu e minha turma fomos para a Sala de Ciências ver o que aconteceu.
Nos potes que estavam com os fósseis, tinham fungos e larvas com areia e eles ficaram diferentes.
Eu aprendi que os ossos, folhas ou conchas precisam estar em um lugar pouco arejado, com fungos e bactérias para se fossilizarem.

Antonio de Cesare Del Nero – Aluno do 5º ano BM

 

Sem links relacionados

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>