5º ano – Projeto “Árvore das palavras sábias” – União e Respeito

Palavra Sábia: União

Segundo o dicionário, união é ação de resultado de unir, ou ligar, juntar-se.
Em minhas palavras, união é um sentimento muito bom que as pessoas ficam juntas e unidas, mas não juntas e brigando, juntas como uma família que não briga.
Várias pessoas não valorizam a união, mas é uma coisa tão bela que era para as pessoas valorizarem a união que é uma das coisas que mais temos que valorizar, que é muito importante.
Eu tenho três pilares: União, respeito e amor. Se você tem união precisa desses dois pilares para conseguir ter união; se você não tem amor e respeito, ninguém vai ficar unido.
Eu em primeiro lugar, tenho que ficar com minha família e amigos.
Ana Flávia Pereira – 5AV
Palavra sábia: União

Segundo o dicionário união é: ação ou resultado de unir, ligar ou juntar-se. Associação de pessoas ou coisas, formando um todo. Acordo, coesão.
A união faz com que as pessoas vivam em paz em fraternidade e em harmonia. Viver em união faz bem a nós mesmo e aos próximos.
A princípio, quando não conhecemos uma pessoa direito temos dificuldade em nos unir, mas com o passar do tempo vamos começar a respeitar as diferenças um dos outro e nos unir.
Então vamos nos unir!
Artur Alcaniz – 5AV
Palavra sábia: união

Segundo o dicionário, união é: ato ou efeito de unir, adesão, aliança, casamento.
União significa: Amar o companheiro, é juntar-se a seus colegas, é unir-se a um time, é unir-se à coisa mais valiosa, que é a família. A união significa ganhar mais amizades.
O oposto da união é excluir alguém que quer se unir a você, é não aceitar seu amigo. Essas coisas são o contrário de união, são muito ruins para continuar a união. Um dos jeitos mais simples de fazer união é se enturmar com seus amigos, é aceitar seu amigo do jeitinho que ele é. União é uma coisa valiosa nas nossas vidas e nunca vamos parar de se unir.
Clara Othon – 5AV
Palavra sábia: Respeito

Segundo o dicionário, respeito é o sentimento de reverência ou consideração.
Na minha opinião, respeito é uma forma legal de receber as pessoas, como: ajudar um idoso a atravessar a rua, defender uma pessoa de bullying ou defender de uma briga e também deixar um idoso sentar no banco de ônibus. Respeito é ajudar uma pessoa.
Mas agora vamos falar o que não respeito. Uma pessoa que não tem respeito é quando uma pessoa não ajuda a ninguém, e não é bondoso.
Na minha sala há várias formas de praticar o respeito, não fazendo bullying, ajudando os colegas e falar de forma legal.
Fábio Rogério – 5AM
Palavra sábia: União

Segundo o dicionário, união é o resultado de unir, ligar ou juntar. Pra mim, união é quando você é amigo das pessoas, você é unido a elas. União, para mim, é isso, você ser amigo, ser unido aos seus amigos, não brigar com eles, ser uma equipe!
A união é importante porque a união faz a força, a união faz você ter amigos e muitas coisas legais. Com a união seu time é bem mais forte. Ex: sem união não teria time, seria só você e não teria forças.
A união em família também é muito importante, pois precisamos ser unidos com a nossa família. Sem a nossa família, nós seríamos sozinhos e tristes.
Sem a união, todo mundo brigaria, não teria famílias e o mundo não iria ser legal.
Júlia Bulhões – 5AV
Palavra sábia: Respeito

Segundo o dicionário, respeito é “ação ou resultado de respeitar, sentimento de reverência ou consideração, sentimento de apresentação, cumprimentos e saudações”.
Para mim, respeito é um ótimo comportamento, é quando a pessoa sempre ouve sem interromper quem está falando, trata todos bem, sendo educado.  Respeito não é tratar os outros com maldade, frieza, falta de educação e não saber ouvir. Respeito é saber falar na hora adequada.
Pessoas que respeitam merecem ser respeitadas, por exemplo, quando uma pessoa joga lixo na lixeira, ela está respeitando o planeta Terra que também tem que ser respeitado.
Lívia Caldas – 5AM
Palavra Sábia: União

Segundo o dicionário, união é a associação de pessoas ou coisas, formando um todo ou ação, ou resultado de unir, ligar ou juntar-se.
Para mim, união é um conjunto de pessoas em um lugar só, junto com a amizade, pois pode ser um conjunto de amigos.
Agora vou dar um exemplo, aquela turma precisa se unir mais, pois está em conflito, para mim, é isso que significa união.
O que não é união é não ter um grupo de amigos juntos. Que é o que está acontecendo com nosso grupo, cada um tem um lugar como se fosse AV e BV.
Maria Clara – 5AV
Palavra sábia: Respeito

Segundo o dicionário, respeito é ação ou resultado de respeitar-se, sentimento de reverência ou consideração: tem que existir muito respeito pelos mais velhos, sentimento de apreensão.
Para mim, respeito é ser amigável e não ser falso com as pessoas, respeitar idosos e pessoas de todas as idades, porque ao longo do tempo as pessoas podem não te respeitar, mas você faz ao contrário, mesmo que as pessoas não te respeitem e chamam você de feia, gorda, não ligue, porque você é uma ótima pessoa.  Respeito é considerar as pessoas e não fazer bullying.
Nicole Câmara – 5AM
Palavra sábia: Respeito

Segundo o dicionário, respeito é o “sentimento de reverência de consideração”.
Todos nós precisamos respeitar as pessoas com quem convivemos, sejam professores, pessoas da família ou amigos.
Exemplos de respeitar: quando uma pessoa está falando você deve escutar com atenção, esperar que a pessoa termine de falar e não interromper, respeitar a opinião das pessoas, entre outros exemplos.
Não respeitar é quando, por exemplo, tem um amigo que não quer contar uma coisa e você fica pressionando essa pessoa a te contar, mesmo sabendo que ela não quer, isso é não respeitar o amigo, não respeitar a privacidade dele.
Nicole Pinheiro – 5AM
Palavra sábia: Respeito

Segundo o dicionário, respeito é ação ou resultado de respeitar.
Todo o dia na escola, em casa, em todo lugar, eu respeito a todos. Não é necessário conhecer a pessoa para respeitar, só é necessário ser gentil.
Não respeitar é quando dão apelido, fazem bullying e coisas chatas. Não faça com as pessoa o que não querem que façam com você.
Todo dia eu ajudo, como também, as pessoas me ajudam.
Não ajudar o meio ambiente também é uma forma de desrespeito, jogar lixo no chão, chutar as plantas e etc. Não se deve fazer isso porque é errado, então, não faça isso!
Pedro Arruda – 5AM

Links relacionados

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>