Bilíngue

O aprendizado de uma segunda língua nos primeiros sete anos de vida gera uma significativa elasticidade mental para a criança. Curiosa e aberta às novidades, ela se se torna fluente em pouco tempo, constrói um repertório linguístico e ainda adquire a possibilidade de vivenciar a diversidade cultural, consolidando isso ao longo do seu contato com o idioma e com a cultura.

 

Diversos estudos apontam uma maior capacidade de concentração entre pessoas que falam dois ou mais idiomas, além do respeito às diferenças, da facilidade em lidar com situações novas e maior segurança em seu ambiente de trabalho.

 

Embasado nesses estudos, o CEI Zona Sul decidiu aproveitar a potencialidade das crianças e implantar o Programa Bilíngue, optando por uma carga horária com 20% das aulas em Inglês e 80% em língua materna, respeitando, assim, o currículo nacional e as nossas características culturais.

 

Usando réplicas de objetos reais, vídeos, flashcards, músicas e brincadeiras como facilitadores no processo de aprendizagem, os conteúdos do currículo regular são ministrados na segunda língua. A ludicidade necessária para as crianças não é esquecida nesse processo e é vinculada à apresentação da funcionalidade da língua no seu cotidiano.

 

Sugerindo uma imersão cultural e o estreitamento de laços com tudo que esteja relacionado ao idioma, a literatura como componente da identidade de um determinado povo é evidenciada. Através da contação de histórias, de visitas à biblioteca, da execução de projetos na sala temática e do estudo sobre a vida e obra de autores como Beatrix Potter, William Shakespeare, entre outros, os alunos são colocados em contato com a literatura britânica e americana, assim como, o trabalho com datas relacionadas aos principais países de língua inglesa Valentine’s Day, St. Patricks, Halloween, Thanksgiving.

 

Com esse trabalho, visamos desenvolver as quatros habilidades vinculadas ao estudo da língua (listening, writing, speaking e reading), preparando, dessa forma, os nossos alunos para uma comunicação realmente efetiva.

 

O CEI Zona Sul, com metodologia própria orientada por especialistas em bilinguismo, oferece uma forma inovadora de aprender um segundo idioma. A proposta tem como objetivo fazer com que os alunos se apropriem de novos conhecimentos utilizando o Inglês. Assim, privilegia-se, além do desenvolvimento cognitivo, habilidades que possibilitam fluência em Língua Inglesa. O trabalho é desenvolvido com atividades lúdicas as quais permitem a interação entre o conteúdo e as vivências de cada um. Com aulas diárias, do estágio I da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental, o programa também desenvolve competências que são atestadas no exame de Cambridge, válido internacionalmente.

 

EQUIPE PEDAGÓGICA

SUPERVISORA: Patrícia Soares Fernandes
COORDENADORA: Tayrine Nóbrega Mariz

 

Estágio I AM (Matutino)
Stephanie Borba Pinto

Estágio II AM (Matutino)
Stephanie Borba Pinto

Estágio II BM (Matutino)
Stephanie Borba Pinto

Estágio III AM (Matutino)
Stephanie Borba Pinto

Estágio III BM (Matutino)
Jordana Cruz da Costa

Estágio IV AM (Matutino)
Jordana Cruz da Costa

Estágio IV BM (Matutino)
Jordana Cruz da Costa

1º ano AM (Matutino)
Dannielly Costa Amaral

1º ano BM (Matutino)
Jordana Cruz da Costa

1º ano CM (Matutino)
Jordana Cruz da Costa

2º ano AM (Matutino)
Dannielly Costa Amaral

2º ano BM (Matutino)
Dannielly Costa Amaral

2º ano CM (Matutino)
Thales de Oliveira Albuquerque

3º ano AM (Matutino)
Robinson Matheus Felipe Souto

3º ano BM (Matutino)
Dannielly Costa Amaral

3º ano CM (Matutino)
Thales de Oliveira Albuquerque

4º ano AM (Matutino)
Robinson Matheus Felipe Souto

4º ano BM (Matutino)
Robinson Matheus Felipe Souto

Estágio I AV (Vespertino)
Tamara Caldas de Azevedo

Estágio II AV (Vespertino)
Tamara Caldas de Azevedo

Estágio II BV (Vespertino)
Tamara Caldas de Azevedo

Estágio III AV (Vespertino)
Tamara Caldas de Azevedo

Estágio III BV (Vespertino)
Tamara Caldas de Azevedo

Estágio IV AV (Vespertino)
Gilmara Lopes da Silva

Estágio IV BV (Vespertino)
Gilmara Lopes da Silva

Estágio IV CV (Vespertino)
Gilmara Lopes da Silva

1º ano AV (Vespertino)
Gilmara Lopes da Silva

1º ano BV (Vespertino)
Gilmara Lopes da Silva

2º ano AV (Vespertino)
Thales de Oliveira Albuquerque

2º ano BV (Vespertino)
Thales de Oliveira Albuquerque

3º ano AV (Vespertino)
Dannielly Costa Amaral

3º ano BV (Vespertino)
Dannielly Costa Amaral

4º ano AV (Vespertino)
Thales de Oliveira Albuquerque

4º ano BV (Vespertino)
Thales de Oliveira Albuquerque