Ensino Fundamental I

Cei Zona Sul e o Ensino Fundamental I: aprender a pensar

O princípio filosófico básico que norteia a ação pedagógica do CEI Zona Sul, “Ensinar a Pensar”, traduz-se, nos primeiros anos do ensino fundamental I, por Aprender a Pensar – base para a construção da autonomia do aluno. Pensar, embora uma capacidade natural do ser humano, pode ser potencializada na escola por meio de um ambiente educacional que oriente, que dê os rumos e que crie oportunidades para que os alunos desenvolvam uma predisposição para o pensamento reflexivo e crítico.

Essa aprendizagem ocorre de forma gradativa através de um exercício contínuo e interdisciplinar no qual o raciocínio vai e volta, faz e refaz caminhos, possibilitando ao aluno ser autônomo no seu pensar, sabendo discernir entre o certo e o errado, a aplicar o conhecimento construído, a ter ideias novas e a desenvolver uma atitude de reflexão frente às situações problemáticas.

Na prática educativa, cada ano do Ensino Fundamental I desenvolve diferentes projetos de trabalho, que articulam e dão significados aos conhecimentos. Os projetos podem ser quinzenais ou mensais, variando de acordo com a problemática desenvolvida. O percurso dá-se a partir de uma problemática, suficientemente geral, para englobar todos os conteúdos e favorecer a análise, a interpretação e a criatividade.

A avaliação faz parte de todo o processo, numa perspectiva formativa de acompanhamento/regulação do aprender e ensinar, no qual, o erro construtivo está a serviço da intervenção pedagógica(mediação) e não somente de uma pontuação através da sistemática de notas. Nessa perspectiva, acompanha-se constantemente cada aluno, considerando como único, portanto, com ritmos e experiências sócio – históricas diferentes.

Com este olhar, realizamos constantes e atentas observações, registramos e refletimos sobre as experiências individuais e coletivas, vivenciadas nos momentos de construção do conhecimento. Assim, percebemos os desenvolvimentos das crianças quanto aos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.

Dessa maneira, o educando tem a oportunidade de participar ativamente da construção do conhecimento, “aprender a aprender”, uma vez que se sente apto a auto – avaliar-se e, consequentemente, explicar dificuldades e solicitar ajuda aos colegas e educadores, bem como a pesquisar em fontes de informação.

 

Conselho Pedagógico: Maria Célia Lopes de Andrade
Direção Pedagógica: Corina de Sá Leitão Amorim
Direção de Unidade: Fátima Guilmo
Coordenação Pedagógica: Tatiana Roberta Ribeiro Américo
Coordenação Bilíngue: Tayrine Nóbrega Mariz
Supervisão Bilíngue: Patrícia Soares Fernandes
Coordenador de Esporte: Helder Santos
Psicóloga: Francisca Erica Lucena Basílio
Terapeuta Ocupacional: Leandro Obadowski
Analista Pedagógica: Maria Rafaela Abrantes

 

2AM
Giselle Dionisio Soares Lindolfo
Bilíngue
Allyson Jonny Cruz Galvão
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

2BM
Mikarla Gomes
Bilíngue
Allyson Jonny Cruz Galvão
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

2CM
Idi Carla Santos de Araújo
Bilíngue
Priscilla Kelly Sena de Medeiros
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

2AV
Shirley Suyane da Silva
Bilíngue
Allyson Jonny Cruz Galvão
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Allan Robson Fernandes Costa

 

2BV
Symone Gregório
Bilíngue
Allyson Jonny Cruz Galvão
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Kleber Lopes de Araújo

2CV
Maria Teresa de Sá
Bilíngue
Priscilla Nascimento de Macêdo
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Isabela Inês Leonardo Pereira

 

3AM
Maria Betânia Medeiros Faustino Cruz
Bilíngue
Dennis Felipe de Oliveira Santiago
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

3BM
Ana Kelita Machado Nascimento
Bilíngue
Dennis Felipe de Oliveira Santiago
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

3CM
Thayná Paloma Faustino Pereira de Medeiros
Bilíngue
Priscilla Kelly Sena de Medeiros
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

3AV
Jércimara Jérsica Lopes
Bilíngue
Robinson Matheus Felipe Souto
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Kleber Lopes de Araújo

 

3BV
Ana Christine Ferreira Duarte da Costa
Bilíngue
Allyson Jonny Cruz Galvão
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Kleber Lopes de Araújo

 

4AM
Eridan da Silva Gentil
Bilíngue
Allyson Jonny Cruz Galvão
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

4BM
Viviane Scarvaci
Bilíngue
Dennis Felipe de Oliveira Santiago
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

4CM
Terezinha de Jesus Bezerra Santos
Bilíngue
Dennis Felipe de Oliveira Santiago
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

4AV
Monalisa Xênia Viana Lopes
Bilíngue
Robinson Matheus Felipe Souto
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Allan Robson Fernandes Costa

 

4BV
Adriana Silva Moreira
Bilíngue
Robinson Matheus Felipe Souto
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Allan Robson Fernandes Costa

 

5AM
Português
Flávia Farache
Matemática
Andreza Martins
História
Bruno de Araújo
Ciências
Diego Fernandes
Geografia
Ellen Cristine de Moura Machado
LIV
Bruno de Araújo
Bilíngue
Priscilla Kelly Sena de Medeiros
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

5BM
Português
Flávia Farache
Matemática
Andreza Martins
História
Bruno de Araújo
Ciências
Diego Fernandes
Geografia
Ellen Cristine de Moura
Bilíngue
Priscilla Kelly Sena de Medeiros
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Neide Roberto da Silva

 

5AV
Português
Lucas Nascimento
Matemática
Elisângela Pereira
História
Bruno de Araújo
Ciências
Camila Silva/Kerlyane Martins
Geografia
Leomir Silvestre
LIV
Bruno de Araújo
Bilíngue
Robinson Matheus Felipe Souto
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Isabela Inês Leonardo Pereira

 

5BV
Português
Lucas Nascimento
Matemática
Elisângela Pereira
História
Bruno de Araújo
Ciências
Camila Silva/Kerlyane Martins
Geografia
Leomir Silvestre
LIV
Bruno de Araújo
Bilíngue
Robinson Matheus Felipe Souto
Arte
Juliana Galvão
Educação Física
Isabela Inês Leonardo Pereira

 

Estagiários:
Adeirton Monteiro de Lima
Conceição Rodrigues Pimentel
Genubia Soares
Josiflan Farias
Lucivânia Katarina da silva