Ensino Fundamental II

CEI Zona Sul e o Ensino Fundamental II: a consolidação de habilidades e preparação de novas competências

O CEI Zona Sul entende esse segmento de ensino como sendo marcado por transições bio-psicológicas dos alunos e didático-pedagógicas referentes à organização curricular.

Os alunos do 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental II – são ainda pré-adolescentes e adolescentes, com um olhar na vida adulta, mas ainda ancorados na infância. É uma fase de constante oscilação, quando querem ao mesmo tempo, independência e brincadeiras. Ao passar para o 6º ano, deparam-se com uma organização escolar que substitui o professor polivalente por vários professores, com aplicações didáticas também diversas, até mesmo em função da natureza de cada área do conhecimento a ser desenvolvida.

Para executar a educação integrada a que se propõe, o CEI Zona Sul media o trabalho didático-pedagógico no fundamental II observando as dimensões cognitiva, afetiva, física, ética, estética e política da formação do aluno. A experiência pedagógica do CEI Zona Sul sedimenta a visão histórico-cultural, como direcionamento teórico-metodológico de todo trabalho que envolve o ensino e os eventos nesse nível escolar. Entendemos que o esforço é o de aproximar o ensino das sequências didáticas mais complexas e mais representativas dos contextos e do saber científico.

Através delas os alunos tornam-se construtores de suas aprendizagens, sob a coordenação do professor que lhes propõe atividades superadoras do conhecimento meramente factual, englobando a formação de conceitos, procedimentos e atitudes.

Nesta perspectiva, o trabalho didático necessita de um tratamento avaliativo que encontra coerência na concepção da avaliação formativa. Para executar a avaliação formativa consideramos todas as suas fases, estimulando o aluno para o exercício de metacognição, identificando o que aprendeu, o que não aprender e por que não aprendeu, a fim de, na medida do possível, dar-lhe a oportunidade da refacção dos trabalhos. Valorizar sempre o estudo diário, o fazer e o refazer de várias e diversificadas atividades, tentando desconstruir a cultura de apenas estudar para as provas.

As práticas didático-pedagógicas no Fundamental II conjugam o fazer da sala de aula com projetos interdisciplinares, viagens de estudos, eventos e aulas de campo que vão avançando na perspectiva da união teoria-prática e da compreensão histórico-cultural.

 

CONSELHO PEDAGÓGICO: Maria Célia Lopes de Andrade
DIRETORA PEDAGÓGICA: Corina de Sá Leitão Amorim
DIRETORA DE UNIDADE: Fátima Guilmo
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO 6º ao 8º ano: Candice Estrela de Andrade
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO 9º ano: Alessandra Lima
COORDENAÇÃO DE ESPORTE: Helder Santos
ANALISTA PEDAGÓGICA: Yastriner Paula e Rafaela Abrantes
TERAPEUTA OCUPACIONAL: Leandro Belmont Obadowski
INSPETORES: Ailton Rodrigue, Maximiliano Gomes, Lidiane Lima e Rodrigo Souza.
PSICÓLOGA: Francisca Érica Lucena Basílio

 

6º ANO

 

PORTUGUÊS
Andressa Cristina de Vasconcelos Nunes
Michely Gomes Medeiros da Cunha

 

MATEMÁTICA
Andreza Aparecida de Freitas Martins
Janaína Alves Costa da Nóbrega

 

CIÊNCIAS
Diego Alexandre da Cunha Fernandes
Thayanna Rochelle Ribeiro Peres

 

LIV
Ariana de Medeiros Azevedo

 

INGLÊS
Gibson Nascimento de Azevedo
Mônica de França Oliveira Ramos

 

GEOGRAFIA
Leomir Silvestre de Souza
Renata Kissya Calixta de Sousa

 

HISTÓRIA
Joaquim Arnaud Meirelles Sobrinho
Joabson Bruno de Araújo Costa

 

ARTE
Ronicleyton Oliveira dos Santos

 

7º ANO

 

PORTUGUÊS
Leonardo Alexandre Fernandes dos Santos
Renan da Ponte Castelo Branco

 

MATEMÁTICA
Emanoel Kelison da Silva Meneses
Janaína Alves Costa da Nóbrega

 

CIÊNCIAS
Diego Alexandre da Cunha Fernandes
Thayanna Rochelle Ribeiro Peres

 

LIV
Ariana Medeiros Azevedo

 

INGLÊS
Gibson Nascimento de Azevedo
Mônica de França Oliveira Ramos

 

GEOGRAFIA
Gilnara Karla Nicolau da Silva
Renata Kissya Calixta de Sousa

 

HISTÓRIA
Daniel Ewerton Amorim Ferreira
Joaquim Arnaud Meirelles Sobrinho

 

ARTE
Ronicleyton Oliveira dos Santos

 

8º ANO

 

PORTUGUÊS
Canniggia de Carvalho Gomes

 

MATEMÁTICA
Ciron de Oliveira Moura

 

CIÊNCIAS
Camilla Carla Rocha da Silva/Diego Alexandre da Cunha Fernandes
Thayanna Rochelle Ribeiro Peres
Francisca Karlyane Martin

 

LIV
Ariana Medeiros Azevedo

 

INGLÊS
Gibson Nascimento de Azevedo
Mônica de França Oliveira Ramos

 

GEOGRAFIA
Gilnara Karla Nicolau da Silva
Roberto José de Oliveira Junior

 

HISTÓRIA
Daniel Ewerton Amorim Ferreira

 

ARTE
Ronicleyton Oliveira dos Santos

 

9º ANO


ARTE

Ronicleyton Oliveira

 

BIOLOGIA
Natália Maria Alexandre Bezerra Maia

 

LIV
Ariana de Medeiros Azevedo

 

FÍSICA
Emanuel Pereira
Emmanoel Macena da Silva

 

QUÍMICA
Liane Alves

 

MATEMÁTICA
Alessandra Maria da Silva (9ºAM/9ºBM)
Andreza Aparecida de Freitas Martins (9ºAV/9ºBV)

 

INGLÊS
Gibson Nascimento

 

GEOGRAFIA
Gilnara Karla N. da Silva

 

HISTÓRIA
Daniel Ewerton Amorim

 

LÍNGUA PORTUGUESA/ LITERATURA
Stephanie Caroline Santos de Sá
Leonardo Alexandre Fernandes dos Santos
Canniggia de Carvalho Gomes