Ensino Médio

CEI Zona Sul e o Ensino Médio: a construção científica dos saberes.

A proposta pedagógica do Ensino Médio do CEI Zona Sul é orientada para mobilizar, junto ao educando, componentes da sua personalidade, seus motivos, interesses, suas relações com o grupo, sempre oferecendo um sentido social à aprendizagem.

O CEI Zona Sul oferece orientação profissional e educacional. O trabalho de orientação profissional objetiva que os discentes pensem sobre a sua escolha profissional, relacionando-a com sua história e como fruto de um processo de desenvolvimento pessoal. O trabalho de orientação educacional é realizado de acordo com as necessidades específicas de cada turma, a partir das observações do corpo docente e das problemáticas levantadas pelos alunos. São abordados temas referentes a relacionamento em grupo, drogas, sexualidade, cidadania, hábitos de estudo, entre outros.

O Ensino Médio do CEI Zona Sul, pautando na construção e no desenvolvimento de competências e habilidades alicerçadas por área de conhecimento, quais sejam: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, tem como finalidade aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e fornecer ao aluno meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Por isso, a proposta pedagógica do Ensino Médio inclui entre outras diretrizes:

Saber orientar a educação na base dos princípios educativos, dos diferentes tipos de saberes que constituem o saber escolar, como parte das culturas local e universal, objeto do conteúdo escolar, para fornecer aos alunos as ferramentas que possibilitem o exercício da cidadania;
Contribuir na formação do educando primeiramente em aspectos humanísticos dando condições a fim de que se torne mais crítico e consciente, para atuar na história do seu tempo, com a possibilidade de desenvolver novas tecnologias, fazer uso da crítica e da reflexão sobre a utilização, de forma mais eficaz e humana;
Ter as condições de, convivendo com o outro e participando da sociedade em que vive e torná-la mais justa e humanitária, além de propiciar ferramentas para a integração ao mundo do trabalho, continuar aprendendo e seguir níveis mais complexos de ensino.

No CEI Zona Sul, a Educação do aluno não está centrada apenas no componente acadêmico(conteúdos escolares). Ela se vincula com outras atividades curriculares que são parte dessa formação integral. Esta, por sua vez, encontra na interdisciplinaridade uma prática escolar que possibilita o estudo dos conteúdos na perspectiva de uma compreensão dos fenômenos sociais e naturais, na dinâmica de sua totalidade, aproximando a lógica do trabalho escolar à lógica da vida. No contexto real, o pensamento não pode ser fragmentado; ele é global. Portanto, essa prática liga-se a contextualização do saber, uma vez que os conteúdos escolares transformam-se em ferramentas para a leitura crítica da realidade, o que permite a participação ativa e consciente nos projetos sociais e individuais dos cidadãos.

 

CONSELHEIRA PEDAGÓGICA: Maria Célia Lopes de Andrade
DIRETORA PEDAGÓGICA: Corina de Sá Leitão Amorim
DIRETORA DE UNIDADE: Fátima Guilmo
COORDENAÇÃO DE ENSINO: Alessandra Lima 
COORDENAÇÃO DE ESPORTE:  Helder Santos
PSICÓLOGA: Francisca Érica Lucena Basílio
ANALISTA PEDAGÓGICA: Paula Oliveira
TERAPEUTA OCUPACIONAL: Leandro Belmont Obadowski
INSPETORES: Ailton Rodrigue, Maximiliano Gomes, Lidiane Lima e Rodrigo Souza

 

1ª SÉRIE

ARTE
Ronicleyton Oliveira

 

BIOLOGIA
Natália Maria Alexandre Bezerra Maia

 

ESPANHOL
Michely Gomes

 

FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
Ariana de Medeiros Azevedo

 

FÍSICA
Emanuel Pereira

 

QUÍMICA
Rusceli Diego de Araújo

 

MATEMÁTICA
Alessandra Maria da Silva

 

INGLÊS
Eriberto Ferreira da Costa

 

GEOGRAFIA
Gilnara Karla N. da Silva

 

HISTÓRIA
Amanda da Cunha Conrado

 

LÍNGUA PORTUGUESA/ LITERATURA
Lizandra Xavier Gomes Dourado

 

TPA
Renan da Ponte Castelo Branco

 

LABORATÓRIO
Emanuel Pereira

 

2ª SÉRIE

BIOLOGIA
Natália Maria Alexandre Bezerra Maia

 

ESPANHOL
Michely Gomes

FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
Gustavo Ferri Rachetti 

 

LIV
Natália Maria Alexandre Bezerra Maia

 

FÍSICA
Emanuel Pereira

 

QUÍMICA
Alex Messias Marques

 

MATEMÁTICA
Vitor Calandreli

 

INGLÊS
Eriberto Ferreira da Costa

 

GEOGRAFIA
Manassés Silva de Moura

 

HISTÓRIA
Amanda da Cunha Conrado

 

LÍNGUA PORTUGUESA/ LITERATURA
Lizandra Xavier Gomes Dourado

 

TPA
Renan da Ponte Castelo Branco

 

LABORATÓRIO
Alex Messias Marques

 

3ª SÉRIE

BIOLOGIA
Natália Maria Alexandre Bezerra Maia
Marcio Alexandre Barroso dos Santos

 

ESPANHOL
Michely Gomes

SOCIOLOGIA/FILOSOFIA
Gustavo Ferri Rachetti

 

FÍSICA
Luiz Fabiano Lucas Araújo
Emanuel Pereira

 

QUÍMICA
Alex Messias Marques

 

INGLÊS
Eriberto Ferreira da Costa

GEOGRAFIA
Gustavo Ferri Rachetti
Paulo Roberto Santos da Silva

 

HISTÓRIA
Shyrlaine Costa Querino
Wellington Barbosa Albano

 

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/TPA
Séfora Cavalcanti da Silva

 

MATEMÁTICA
Vitor Calandreli