História

História do Cei Mirassol e Cei Zona Sul

As histórias do CEI Mirassol e do CEI Zona Sul se confundem com a vitoriosa vida da Professora Maria Célia Lopes de Andrade, no seu incansável trabalho na área de educação no nosso estado.

Tudo começa em 1972, quando a Professora Maria Célia funda, como única sócia, o Instituto Infantil de Alfabetização e Artes, o IIAA. Com proposta inovadora e visando à formação integral, a professora tornou a arte uma parceira da educação, inserindo a música, a pintura, a dança e o teatro no seu projeto pedagógico, dirigindo às crianças de dois a seis anos de idade. Com brinquedos e brincadeiras, a rotina dos aprendizes passou a ser um convite ao desenvolvimento a imaginação e ao espírito de colaboração. O incentivo à leitura fez com que os alunos aprendessem a ler os gestos, as imagens, o mundo. Esse olhar enriqueceu a rotina escolar, a socialização e construiu novos caminhos do saber.

Em 1982, com dez anos de funcionamento e com conceito firmado como Pré-Escola de excelente qualidade, a professora Maria Célia perceber que era a hora de crescer. Decidiu expandir a oferta do IIAA, iniciando a implantação do 1º grau, mediante a oferta de estrutura compatível ao atendimento dessa demanda.

O avanço da escolaridade provocou a revisão e ampliação curriculares, sendo firmada a expressão “Ensinar a Pensar” para representar o norteamento buscando no trabalho didático – pedagógico, pressuposto que vem sendo mantido e aperfeiçoado até o presente.

O crescimento e a implantação do ensino médio foi fruto da metodologia que se tornara referência no ensino, dentro do estado. Em 1996, com a construção de um moderno e espaçoso prédio, onde estavam contemplados, conjunto de salas, ginásio, parque aquático, laboratórios, biblioteca e outras áreas de apoio o CEI estava preparado para atender a essa nova demanda.

Em 2009, em decorrência da cisão entre sócias, houve a migração de parte dos alunos para o CEI Mirassol, que continuou sob a direção da Professora Maria Célia.

Em 2012, seguindo o espírito de grande educadora, foi criado o CEI Zona Sul, para atender à forte demanda de pais e alunos no município de Parnamirim e possibilitar àquela região o contato com a filosofia do “Ensinar a Pensar”, método diferenciado de ensino, alicerçado no fazer democrático e implantado pela Professora Maria Célia ao longo de mais de 41 anos de trabalho.

São mais de 4 décadas de inquestionável vida produtiva, especialmente ligada à educação, contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos conscientes, autônomos e fomentadores de uma sociedade mais justa e mais humana. Muitos de nossos alunos já ocupam cargos de destaque na vida social, política e empresarial do nosso estado e país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>