4º ano – Projeto “Árvore das Palavras Sábias”

Por produzir resultados muito satisfatórios e uma grande aceitação entre as crianças, esse projeto consiste em convidar os alunos a selecionarem palavras do convívio social para serem colocadas como frutos de nossa árvore das palavras sábias. Aprecie o que alguns dos nossos alunos refletiram sobre a importância dessas palavras.

  • Segundo o dicionário respeito é um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração, deferência. 
Respeito para mim é respeitar a vez de falar, respeitar os outros. Se você não respeitar, ninguém também irá respeitar você.
(João Felipe – 4BM)
Para mim, respeito é colaborar com as pessoas para também ser respeitado. Respeitar o próximo e o meio ambiente.
(Marcelo – 4BM)
Para mim, respeito é respeitar o próximo, obedecer, colaborar, ter atenção e fazer silêncio. É preciso respeitar para aprender!
(Maria Luisa – 4BM)
 Para mim, respeito é não fazer com o outro o que você não quer que se faça com você. É pensar se seria legal se fizessem com você.
(Mariana – 4BM)
 Para mim, respeito é escutar os mais experientes e não fazer com os outros aquilo que não quer que te façam, respeitando o direito da outra pessoa.
Na sala algumas pessoas não respeitam os outros e acho que devemos aprender a respeitar.
(Marina – 4BM)
Respeito é respeitar uns aos outros, não magoar algumas pessoas. O respeito é o contrário do desrespeito. E as pessoas que desrespeitam os outros são pessoas egoístas, invejosas e eles só desejam o mal para você. Elas querem te colocar para baixo. Então, nunca deixe de brilhar, só se jogue para cima. Bom, na minha escola tem muito desrespeito, eu já estou cansada disso. Os alunos brigam, conversam na sala de aula e isso não é respeito.
(Ana Júlia Alves – 4AV)

O respeito é algo que todos devemos ter. Na escola, na rua, em casa, em todos os lugares devemos ter respeito. Não só temos que ter respeito com quem gostamos, mas também com quem não gostamos, pois todos a nossa volta merecem o nosso respeito porque todos os que não tem respeito, não vão ser respeitados. Respeito é o resultado de uma ação
nossa. Não é só na rua que eu vejo pessoas desrespeitando os outros. Na escola acontece o mesmo (isso acontece mais com os meninos que inventam apelidos, batem, xingam). Na sala de aula acontece muito dessas situações. Muitos meninos fazem brincadeiras sem graça com as meninas e muitas meninas xingam os meninos, só a situação de bater que não acontece muito. Para termos respeito com os outros não dependemos de ninguém, só de nós mesmos. Para começar, nós devemos parar para refletir e pensar em todas as coisas ruim que já fizemos com os outros. Nós não devemos bater, xingar, inventar apelidos nem nada que os outros não gostem. Respeite os outros como quer que respeitem você!

(Sofia Lima – 4AV)

  • Segundo o dicionário, Amizade é a relação afetiva entre os indivíduos. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, pela qual possui um sentimento de lealdade, de proteção. Sentimento de simpatia recíproca entre duas ou várias pessoas independente de um vínculo sexual ou de parentesco.

O amigo é a melhor pessoa para se contar as coisas, pois todos os amigos devem ser verdadeiros e tem felicidade. Todas as pessoas são legais do jeito que são, pode ser gordo, magro, rico, pobre, porque o que importa é o que tem por dentro. (Ana Luiza – 4BM)
   Amizade é quando a pessoa é tudo para o outro. Amizade não se compra, amizade é tudo para um coração ficar feliz. Todos temos que nos ajudar, mesmo que aquela outra pessoa seja chata, porque do mesmo jeito ela é importante. A amizade é muito importante para qualquer pessoa. (Anita – 4BM)
   Para mim, amizade é quando a pessoa é amigo de verdade do outro. É quando uma pessoa está triste e a outra a faz ficar feliz com um abraço, cartas ou flores. Na minha sala, quase todo mundo é amigo do outro. Amizade é respeitar para que o outro aprenda como ser igual a você. Seja amigo de outra pessoa. (Caroline – 4BM)
   Para mim, amizade é um sentimento relacionado à felicidade e ao amor. É algo feito para se conquistar e não para se comprar. Quando a amizade é verdadeira, ao brigar, não se separa e nem importa, pois depois de alguns dias elas se resolvem e as brigas são esquecidas. (Felipe Gabriel – 4BM)
   A única coisa que eu digo é que amizade é tudo. Tudo que você possa imaginar na vida. Amizade é algo que não se destrói, pois amizade é a melhor coisa que todas as pessoas podem transmitir. Amo a amizade, pois eu tenho duas melhores amigas, que são Carolina e Malu Moura, elas parecem fazer parte da minha família. Amor, alegria, união, paz, carinho e harmonia, faça isso se um dia você quer ter amigos, seja bom e não xingue. (Raissa Maria – 4BM)
   Amizade é um meio de amar as pessoas para doar amor para elas. Em uma amizade, para não dar problemas, não se deve falar da vida do outro e nem fazer o mal. (Theo – 4BM)
  • De acordo com o dicionário, responsabilidade é a cumbência ou tarefa que cabe a alguém.
 Para mim responsabilidade são coisas que somos obrigados a fazer, por exemplo uma atividade de casa, lavar a louça. Responsabilidade são coisas que nós fazemos para ajudar pessoas ou qualquer outra coisa. (Gustavo – 4AM)
 Para mim responsabilidade é cumprir as tarefas, deveres, ter cuidado com as coisa e ser legal. (João Pedro – 4AM)
 Para mim responsabilidade é ter compromisso com as pessoas e consigo próprio. Obedecer aos pais, estudar muito porque é minha obrigação e me dar bem no futuro. (Luma – 4AM)

Para mim responsabilidade é fazer deveres, estudar e tudo como: não precisar de ajuda, arrumar a minha cama, cuidar direito dos meus brinquedos, ajudar os meus pais na organização da casa, zelar os livros da Biblioteca da escola e ajudar a professora. (Sophia – 4AM)

De acordo com o dicionário, responsabilidade é a cumbência ou tarefa que cabe a alguém. Também precisamos ser responsáveis por nossos material escolar. E também temos que ser responsáveis por nossas tarefas escolares. Responsabilidade vem de responsável, uma pessoa que é responsável. Se uma pessoa tiver um irmão ou irmã, essa pessoa tem que ser responsável por cuidar dessas pessoas. Responsável também vem de cuidar de um cachorro ou gato. Ex. eu deixo uma pessoa cuidando do meu cachorro, daí essa pessoa agora é responsável por cuidar deste cachorro, dar banho, comida para o cachorro… Cuidar de uma gato também. Ex: eu vou viajar e deixo meu gato com minha tia, ela agora tem a responsabilidade de cuidar do meu gato.
(Lara Duarte – 4AV)

   

De acordo com o dicionário, responsabilidade é a cumbência ou tarefa que cabe a alguém. Responsabilidade é muito importante e todo mundo precisa ser responsável. É a obrigação de responder pelos efeitos dos próprios atos. Responsável é quem cumpre com suas obrigações de guardar, cuidar e outras coisas. Responsabilizar é ser responsável por algo, não perder, não esquecer e outras coisas. 
(Letícia Tavares – 4AV)

   

De acordo com o dicionário, responsabilidade é a cumbência ou tarefa que cabe a alguém. Precisamos ter responsabilidade em 1º lugar com nossas coisas, nossos materiais, brinquedos e outros objetos que nos pertence. Em segundo lugar, precisamos ter responsabilidade com as coisas que não nos pertencem como: eu preciso ter responsabilidade com os celulares dos meus pais quando estou jogando pois eles estão me dando a responsabilidade. Também preciso ter responsabilidade com minha irmã pois ela é pequena e eu preciso ser responsável para eles terem confiança de que ela não irá se machucar. A responsabilidade é fundamental para alguém ter confiança em você. Como preciso ter responsabilidade com as coisas do meu colega para ele ter confiança em mim. 
(Maria Luiza – 4AV)

   

De acordo com o dicionário, responsabilidade é a cumbência ou tarefa que cabe a alguém. Para mim, responsabilidade é cuidar de uma coisa, não perder, ter suas coisas sem danificar. É muito importante termos responsabilidade para não perdermos nossas coisas porque não é legal. Por exemplo, na escola, perder material e a mãe ter que ir comprar no meio do ano. Quebrar a rodinha da mochila e a mãe comprar outra principalmente na escola pois vamos cinco dias e temos que cuidar.
(Melissa Ribeiro – 4AV)

 

Responsabilidade para mim é respeitar as pessoas e o que os pais falam. É também respeitar os professores e mesmo que uma pessoa não seja respeitosa comigo, eu devo ser com ela. Temos que fazer o que os pais falam e também obedecer ao que os adultos dizem. Também devemos ter responsabilidade com nosso material e cuidar bem dele.
(João Tito – 4BM)

Para mim, responsabilidade é assumir as culpa quando errar e ser mais responsável com as pessoas que mentiu ou falou coisas feias sobre ela. Você pode não gostar, mas não significa que você vai sair fácil. Alguma hora vão descobrir e você tem que falar com sinceridade, refletir sobre o que você fez desculpa-la e não fazer de novo com ele ou ela.
(José Guilherme – 4BM)

 

Para mim, responsabilidade é quando uma pessoa te dá qualquer coisa para você e você cuida e não perde, pois é preciosa para aquela pessoa, você tem a responsabilidade de cuidar e de tomar conta daquele objeto, pois ela confiou em você.
(Carolina – 4BM)

 

Para mim, responsabilidade é quando uma pessoa lhe dá um trabalho importante que essa não pode fazer nesse momento. Também é cuidar do seu irmão ou do seu cachorro ou cuidar de você mesmo quando viaja sozinho e também numa viagem, quando estiver voltando para casa, não se esquecer de nada porque se você esquecer você está sendo irresponsável.
Eu vou dar um exemplo como a história da chapeuzinho vermelho: a mãe dela disse para ela não ir para a casa da vovó pelo caminho das flores e ir pela estrada, mas ela ouviu um estranho e desobedeceu a mãe e acabou se prejudicando.
(Felipe Lopes – 4BM)

Instagram

Facebook