Ensino Fundamental I

Cei Mirassol e o Ensino Fundamental I: aprender a pensar

O princípio filosófico básico que norteia a ação pedagógica do CEI Mirassol, “Ensinar a Pensar”, traduz-se, nos primeiros anos do ensino fundamental I, por Aprender a Pensar – base para a construção da autonomia do aluno. Pensar, embora uma capacidade natural do ser humano, pode ser potencializada na escola por meio de um ambiente educacional que oriente, que dê os rumos e que crie oportunidades para que os alunos desenvolvam uma predisposição para o pensamento reflexivo e crítico.

Essa aprendizagem ocorre de forma gradativa através de um exercício contínuo e interdisciplinar no qual o raciocínio vai e volta, faz e refaz caminhos, possibilitando ao aluno ser autônomo no seu pensar, sabendo discernir entre o certo e o errado, a aplicar o conhecimento construído, a ter ideias novas e a desenvolver uma atitude de reflexão frente às situações problemáticas.

Na prática educativa, cada ano do Ensino Fundamental I desenvolve diferentes projetos de trabalho, que articulam e dão significados aos conhecimentos. Os projetos podem ser quinzenais ou mensais, variando de acordo com a problemática desenvolvida. O percurso dá-se a partir de uma problemática, suficientemente geral, para englobar todos os conteúdos e favorecer a análise, a interpretação e a criatividade.

A avaliação faz parte de todo o processo, numa perspectiva formativa de acompanhamento/regulação do aprender e ensinar, no qual, o erro construtivo está a serviço da intervenção pedagógica(mediação) e não somente de uma pontuação através da sistemática de notas. Nessa perspectiva, acompanha-se constantemente cada aluno, considerando como único, portanto, com ritmos e experiências sócio – históricas diferentes.

Com este olhar, realizamos constantes e atentas observações, registramos e refletimos sobre as experiências individuais e coletivas, vivenciadas nos momentos de construção do conhecimento. Assim, percebemos os desenvolvimentos das crianças quanto aos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.

Dessa maneira, o educando tem a oportunidade de participar ativamente da construção do conhecimento, “aprender a aprender”, uma vez que se sente apto a auto – avaliar-se e, consequentemente, explicar dificuldades e solicitar ajuda aos colegas e educadores, bem como a pesquisar em fontes de informação.

 

DIREÇÃO: Maria Célia Lopes de Andrade
VICE-DIREÇÃO: Corina de Sá Leitão Amorim
ORIENTADORA PEDAGÓGICA: Suzana Cavalcante
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Fabíola Machado Morais
SUPERVISORA DO PROGRAMA BILÍNGUE: Patrícia S.  Fernandes
ORIENTADORA DE MATEMÁTICA: Rossana Carla Tertuliano
PSICÓLOGA: Érica Lucena
TERAPEUTA OCUPACIONAL: Leandro Obadowski
FONOAUDIÓLOGA: Ana Cláudia Lopes
APOIO PEDAGÓGICO MATUTINO: 
Viviane Scarvaci (Português)
Adriana Silva (Matemática)
APOIO PEDAGÓGICO VESPERTINO
Monalisa Xênia (Português)
Terezinha de Jesus (Matemática) 
ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO: Ana Cláudia Oliveira

 

MATUTINO

2AM
Cleonete Herculano
Inglês: Aline

 

2BM
Augusta Gujev
Inglês: Aline

 

2CM
Andressa Joanne Lopes
Inglês: Leonardo

 

3AM
Alessandra Patrícia
Inglês: Leonardo

 

3BM
Tatiane Dantas
Inglês: Leonardo

 

 4AM
Geovania Bezerra
Inglês: Leonardo

 

4BM
Flavia Santos
Inglês: Leonardo

 

5AM /5BM/5CM

 

Português
Líneker Trajano

 

Matemática
Wanielle Daise Cirino

 

Ciências
Elder Jales

 

História
Shyrlaine Querino

 

Geografia
Renata Kissya

 

Inglês
Tainara

 

Artes
Juliana Jussara Galvão

 

Educação Física
Arimateia Ciole

 

VESPERTINO

 

2AV
Pollyana Paguetti
Inglês: Daniely

 

2BV
Idi Carla
Inglês: Daniely

 

3AV
Eridan da Silva Gentil
Inglês:  Dannielle Costa

 

3BV
Ana Kelita Machado do Nascimento Cruz
Inglês:  Dannielle Costa

 

4AV
Tariza Líbia
Inglês: Lourenço

 

5AV

Português
Líneker Trajano

 

Matemática
Walielle Daise Cirino

 

Ciências
Elder Jales

 

História
Shyrlaine Querino

 

Geografia
Renata Kissya

 

Inglês
Lourenço

 

Artes
Juliana Jussara Galvão

 

Educação Física
Arimateia Ciole

 

Estagiários:
Juliana de Oliveira Fernandes
Maria Adriana Duval
Jessica Karla
Maria Kaliane da Cunha Santos

 

Instagram

Facebook