Ensino Fundamental II

 

CEI Mirassol e o Ensino Fundamental II: a consolidação de habilidades e preparação de novas competências

O CEI Mirassol entende esse segmento de ensino como sendo marcado por transições bio-psicológicas dos alunos e didático-pedagógicas referentes à organização curricular.

Os alunos do 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental II – são ainda pré-adolescentes e adolescentes, com um olhar na vida adulta, mas ainda ancorados na infância. É uma fase de constante oscilação, quando querem ao mesmo tempo, independência e brincadeiras. Ao passar para o 6º ano, deparam-se com uma organização escolar que substitui o professor polivalente por vários professores, com aplicações didáticas também diversas, até mesmo em função da natureza de cada área do conhecimento a ser desenvolvida.

Para executar a educação integrada a que se propõe, o CEI Mirassol media o trabalho didático-pedagógico no fundamental II observando as dimensões cognitiva, afetiva, física, ética, estética e política da formação do aluno. A experiência pedagógica do CEI Mirassol sedimenta a visão histórico-cultural, como direcionamento teórico-metodológico de todo trabalho que envolve o ensino e os eventos nesse nível escolar. Entendemos que o esforço é o de aproximar o ensino das sequências didáticas mais complexas e mais representativas dos contextos e do saber científico.

Através delas os alunos tornam-se construtores de suas aprendizagens, sob a coordenação do professor que lhes propõe atividades superadoras do conhecimento meramente factual, englobando a formação de conceitos, procedimentos e atitudes.

Nesta perspectiva, o trabalho didático necessita de um tratamento avaliativo que encontra coerência na concepção da avaliação formativa. Para executar a avaliação formativa consideramos todas as suas fases, estimulando o aluno para o exercício de metacognição, identificando o que aprendeu, o que não aprender e por que não aprendeu, a fim de, na medida do possível, dar-lhe a oportunidade da refacção dos trabalhos. Valorizar sempre o estudo diário, o fazer e o refazer de várias e diversificadas atividades, tentando desconstruir a cultura de apenas estudar para as provas.

As práticas didático-pedagógicas no Fundamental II conjugam o fazer da sala de aula com projetos interdisciplinares, viagens de estudos, eventos e aulas de campo que vão avançando na perspectiva da união teoria – prática e da compreensão histórico – cultural.

 

Direção: Maria Célia Lopes de Andrade
Vice-direção: Corina de Sá Leitão Amorim
Orientação Pedagógica: Ana Cristina Dias
Coordenação Pedagógica: Clícia Maria e Barros
Coordenação de Ensino:
Paulino Mendonça

Bilíngue: Patrícia Soares Fernandes
Assistentes de Coordenação:
Victor Henrique Silva
Clara Cavalcanti
Luís Phelipe Martins
Terapeuta Ocupacional: Leandro Belmonte Obadowski
Psicóloga: Érica Lucena Basílio
Auxiliares:
Bárbara Iasmin Salviano
Luanna Freitas Carlos
Neide Beatriz Caixeta
Orquineide de Souza Barbosa
Odineide dos Santos Nunes
Thiago Luciano de Melo
Monalisa Elias Marques

 

  • 6º ANO

 

PORTUGUÊS
Veriana Medeiros
Lizandra Gomes

 

MATEMÁTICA
Maralynda Godeiro

 

CIÊNCIAS
Bárbara Lopes
Elder Jales

 

FILOSOFIA
Maurício Alves

 

INGLÊS
Danielly Félix
Thaynara dos Santos

 

GEOGRAFIA
Jailton de Oliveira
Renata Kissya Calixta de Sousa

 

HISTÓRIA
Daniel Roney
Shyrlaine Quirino

 

ARTE
Rodrigo Cézar

 

 

  • 7º ANO

 

PORTUGUÊS
Leonardo Alexandre
Lizandra Gomes

 

MATEMÁTICA
Maralynda Godeiro
Cleiton André

 

CIÊNCIAS
Roberto Oliveira

 

FILOSOFIA
Maurício Alves
Gustavo Rachetti

 

INGLÊS
Lourenço Neto
Danielly Félix
Thaynara dos Santos

 

GEOGRAFIA
Jailton de Oliveira

 

HISTÓRIA
Daniel Roney
Maurício Alves

 

ARTE
Rodrigo Cézar

 

  • 8º ANO

 

PORTUGUÊS
Veriana Medeiros
Guilherme Henrique

 

TPA
Mirella Matoso

 

MATEMÁTICA
Jéssica Damasceno
Cleiton André

 

CIÊNCIAS
Raphaella Silva

 

FILOSOFIA
Maurício Alves
Gustavo Rachetti

 

INGLÊS
Lourenço Neto
Leonardo Dias

 

GEOGRAFIA
Jailton de Oliveira

 

HISTÓRIA
Maurício Alves

 

ARTE
Rodrigo Cézar

 

  • 9º ANO

 

PORTUGUÊS
Leonardo Alexandre

 

TPA
Mirella Matoso

 

MATEMÁTICA
Cleiton André

 

FÍSICA
Valério Henrique
Cristiane dos Santos

 

QUÍMICA
Denis Vieira
Edilzo Andrade
Jussiê Pereira

 

BIOLOGIA
Roberto Oliveira

 

FILOSOFIA
Gustavo Rachetti

 

INGLÊS
Kleiton da Silva

 

GEOGRAFIA
Marcelo Monte

 

HISTÓRIA
Shyrlaine Quirino

 

ARTE
Rodrigo Cézar