Ensino Fundamental II

 

CEI Mirassol e o Ensino Fundamental II: a consolidação de habilidades e preparação de novas competências

O CEI Mirassol entende esse segmento de ensino como sendo marcado por transições bio-psicológicas dos alunos e didático-pedagógicas referentes à organização curricular.

Os alunos do 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental II – são ainda pré-adolescentes e adolescentes, com um olhar na vida adulta, mas ainda ancorados na infância. É uma fase de constante oscilação, quando querem ao mesmo tempo, independência e brincadeiras. Ao passar para o 6º ano, deparam-se com uma organização escolar que substitui o professor polivalente por vários professores, com aplicações didáticas também diversas, até mesmo em função da natureza de cada área do conhecimento a ser desenvolvida.

Para executar a educação integrada a que se propõe, o CEI Mirassol media o trabalho didático-pedagógico no fundamental II observando as dimensões cognitiva, afetiva, física, ética, estética e política da formação do aluno. A experiência pedagógica do CEI Mirassol sedimenta a visão histórico-cultural, como direcionamento teórico-metodológico de todo trabalho que envolve o ensino e os eventos nesse nível escolar. Entendemos que o esforço é o de aproximar o ensino das sequências didáticas mais complexas e mais representativas dos contextos e do saber científico.

Através delas os alunos tornam-se construtores de suas aprendizagens, sob a coordenação do professor que lhes propõe atividades superadoras do conhecimento meramente factual, englobando a formação de conceitos, procedimentos e atitudes.

Nesta perspectiva, o trabalho didático necessita de um tratamento avaliativo que encontra coerência na concepção da avaliação formativa. Para executar a avaliação formativa consideramos todas as suas fases, estimulando o aluno para o exercício de metacognição, identificando o que aprendeu, o que não aprender e por que não aprendeu, a fim de, na medida do possível, dar-lhe a oportunidade da refacção dos trabalhos. Valorizar sempre o estudo diário, o fazer e o refazer de várias e diversificadas atividades, tentando desconstruir a cultura de apenas estudar para as provas.

As práticas didático-pedagógicas no Fundamental II conjugam o fazer da sala de aula com projetos interdisciplinares, viagens de estudos, eventos e aulas de campo que vão avançando na perspectiva da união teoria – prática e da compreensão histórico – cultural.

 

CONSELHO PEDAGÓGICO: Maria Célia Lopes de Andrade
DIRETORA PEDAGÓGICA: Corina de Sá Leitão Amorim
DIRETORA DE UNIDADE: Clícia Maria e Barros
COORD. PEDAGÓGICO EF II (6º ao 8º Ano): Paulino Mendonça de Oliveira
COORD. PEDAGÓGICA EF II (9º Ano) e EM: Ana Cristina de Souza Dias
PSICÓLOGA: Francisca Érica Lucena Basílio
TERAPEUTA OCUPACIONAL: Leandro Belmont Obadowiski
INSPETORES: Maria Jéssica Gomes da Silva e Erivaldo da Silva Pinheiro

6º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
Veriana Emídia Medeiros de A. Santos
Lizandra Xavier Gomes

 

ARTE
Kamily Ellen Teixeira de Lima

 

LÍNGUA INGLESA
Robson Matheus Felipe Souto
Lourenço Carlos de Menezes Neto
Thaynara dos Santos Oliveira

 

HISTÓRIA
Daniel Roney da Silva
Shirlayne Costa Quirino

 

GEOGRAFIA
Renata Kissya Calixta de Sousa
Francisco Jailton de Oliveira

 

FILOSOFIA
Danielle Aparecida F. do Nascimento

 

MATEMÁTICA
Maralynda Godeiro Ayres Beserra Silva
Wanielle Daise Freire Cirino

 

CIÊNCIAS
Elder Jales Douglas Jales Pinto

 

EDUCAÇÃO FÍSICA
Gladson Soares
Luiz Carlos Scala Loureiro Júnior

 

 

7º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
Leonardo Alexandre Fernandes dos Santos

 

ARTE
Kamily Ellen Teixeira de Lima

 

LÍNGUA INGLESA
Lourenço Carlos de Menezes Neto

 

HISTÓRIA
Marlos Magno Gomes de Menezes
Shirlayne Costa Quirino

 

GEOGRAFIA
Francisco Jailton de Oliveira

 

FILOSOFIA
Danielle Aparecida F. do Nascimento

 

MATEMÁTICA
Maralynda Godeiro Ayres Beserra Silva
Cleiton André Ferreira Alves

 

CIÊNCIAS
José Roberto S. de O. Junior

 

EDUCAÇÃO FÍSICA
Gladson Soares
Luiz Carlos Scala Loureiro

 

 

8º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
Veriana Emídia Medeiros de A. Santos

 

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO
Mirella Matoso Lettieri Leal Damásio

 

ARTE
Kamily Ellen Teixeira de Lima

 

LÍNGUA INGLESA
Robson Matheus Felipe Souto
Lourenço Carlos de Menezes Neto

 

HISTÓRIA
Marlos Magno Gomes de Menezes

 

GEOGRAFIA
Francisco Jailton de Oliveira

 

FILOSOFIA
Danielle Aparecida F. do Nascimento

 

MATEMÁTICA
Jéssica Damasceno Beserra
Cleiton André Ferreira Alves

 

CIÊNCIAS
Raphaella Silva da Costa Madruga

 

EDUCAÇÃO FÍSICA
Gladson Soares
Luiz Carlos Scala Loureiro Júnior

9º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
Leonardo Alexandre Fernandes dos Santos

 

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO
Mirella Matoso Lettieri Leal Damásio

 

ARTE
Kamily Ellen Teixeira de Lima

 

LÍNGUA INGLESA
Robson Matheus Felipe Souto
Eriberto Ferreira da Costa

 

HISTÓRIA
Shirlayne Costa Quirino

 

GEOGRAFIA
Marcelo e Silva Monte

 

FILOSOFIA
Kennia Isis de Araújo Dantas

 

MATEMÁTICA
Cleiton André Ferreira Alves

 

CIÊNCIAS FÍSICA
Valério Henrique da Silva
Cristiane dos Santos e Santos

 

CIÊNCIAS QUÍMICA
Denis Vieira de Oliveira
Edilzo Andrade Silva Filho

 

CIÊNCIAS BIOLOGIA
Elder Jales Douglas Jales Pinto

 

EDUCAÇÃO FÍSICA
Anna Gracielle Ananias
Luiz Carlos Scala Loureiro Júnior