Ensino Médio

 

CEI Mirassol e o Ensino Médio: a construção cientifica dos saberes

O Ensino Médio do CEI Mirassol, surgiu em 1996, com o objetivo de atender a uma demanda cada vez mais crescente de solicitação por parte dos pais e garantir a construção da filosofia do “Ensinar a Pensar” em toda a educação básica.

A proposta pedagógica se orienta também para mobilizar junto ao educando, componentes da sua personalidade, seus motivos, interesses, suas relações com o grupo, procurando e oferecendo um sentido social à aprendizagem.

O CEI Mirassol oferece orientação profissional e educacional. O trabalho da orientação objetiva que os discentes pensem sobre a sua escolha profissional, relacionando-a com sua história e como fruto de um processo de desenvolvimento pessoal. O trabalho de orientação educacional é realizado de acordo com as necessidades especificas de cada turma, a partir das observações do corpo docente e das problemáticas levantadas pelos alunos. São abordados temas referentes a relacionamento em grupo, drogas, sexualidade, cidadania, hábitos de estudo, entre outros.

O Ensino Médio do CEI Mirassol, pautado na construção e no desenvolvimento de competências e habilidades alicerçadas por área de conhecimento, quais sejam: linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciência humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, têm como finalidade aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e fornecer ao aluno meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Por isso, a proposta pedagógica do Ensino Médio inclui entre outras diretrizes:

  • Saber orientar a educação na base dos princípios educativos, dos diferentes tipos de saberes que constituem o saber escolar, como parte das culturas local e universal, objeto de conteúdo escolar, para fornecer aos alunos as ferramentas que possibilitem o exercício da cidadania;
  • Contribuir na formação do educando primeiramente em aspectos humanísticos, dando condições a fim de que se torne mais crítico e consciente, para atuar na história do seu tempo, com a possibilidade de desenvolver novas tecnologias, fazer uso da crítica e da reflexão sobre a utilização, de forma mais eficaz e humana;
  • Ter as condições de, convivendo com o outro e participando da sociedade em que vive, torna-la mais justa e humanitária, além de propiciar ferramentas para a integração ao mundo do trabalho, continuar aprendendo e seguir níveis mais complexos de ensino.

No CEI Mirassol, a educação do aluno não está centrada apenas no componente acadêmico (conteúdos escolares). Ela se vincula com outras atividades curriculares que são parte dessa formação integral. Esta, por sua vez, encontra na interdisciplinaridade uma prática escolar que possibilita o estudo dos conteúdos na perspectiva de uma compreensão dos fenômenos sociais e naturais, na dinâmica de sua totalidade, aproximando a lógica do trabalho escolar à lógica da vida. No contexto real, o pensamento não pode ser fragmentado; ele é global. Portanto, essa prática liga-se à contextualização do saber, uma vez que os conteúdos escolares transformam-se em ferramentas para a leitura crítica da realidade, o que permite a participação ativa e consciente nos projetos sociais e individuais dos cidadãos.

 

Direção: Maria Célia Lopes de Andrade
Vice-direção: Corina de Sá Leitão Amorim
Orientação Pedagógica: Ana Cristina Dias
Coordenação de Ensino: Paulino Mendonça
Bilíngue: Patrícia Soares Fernandes
Assistentes de Coordenação: 
Victor Henrique Silva
Clara Cavalcanti
Luís Phelipe Martins
Terapeuta Ocupacional: Leandro Belmonte Obadowski
Psicóloga: Érica Lucena Basílio

  • 1ª SÉRIE

 

PORTUGUÊS e TPA
Guilherme Henrique

 

LITERATURA
Edson Moisés

 

MATEMÁTICA
Thiago Antônio
Jéssica Damasceno

 

FÍSICA I
Valério Henrique

FÍSICA II
Cristiane dos Santos

 

QUÍMICA I
Denis Vieira

QUÍMICA II
Edilzo Andrade

 

BIOLOGIA I
José Emerson

BIOLOGIA II
João Melo

 

FILOSOFIA e SOCIOLOGIA
Kennia Isis

 

INGLÊS
Kleiton da Silva

 

GEOGRAFIA
Marcelo Monte
João Carlos

 

HISTÓRIA
Euclides Tavares

 

ARTE
Rodrigo Cézar

 

  • 2ª SÉRIE

 

PORTUGUÊS
Letícia Lima

 

TPA
Séfora Cavalcante

 

LITERATURA
Edson Moisés

 

MATEMÁTICA
Thiago Antônio
Jéssica Damasceno

 

FÍSICA I
Jaelson Barbosa

FÍSICA II
Valério Henrique

 

QUÍMICA I
Denis Vieira

QUÍMICA II
Edilzo Andrade

 

BIOLOGIA I
Márcio Alexander

BIOLOGIA II
José Emerson

 

FILOSOFIA e SOCIOLOGIA
Kennia Isis

 

INGLÊS
Gustavo Funk

 

GEOGRAFIA
João Carlos

 

HISTÓRIA
José Soares

 

  • 3ª SÉRIE

 

PORTUGUÊS e TPA
Séfora Cavalcante

 

LITERATURA
Edson Moisés

 

MATEMÁTICA
Thiago Antônio
Helder Filho
Cleiton André

 

FÍSICA
Ewerton Barros

 

QUÍMICA I
Denis Vieira

QUÍMICA II
Jussiê Pereira

 

BIOLOGIA I
Márcio Alexander

BIOLOGIA II
Fortunato Filho

 

FILOSOFIA e SOCIOLOGIA
Kennia Isis

 

INGLÊS
Gustavo Funk

 

GEOGRAFIA
João Carlos
Pedro Mesquita

 

HISTÓRIA
Euclides Tavares
Wellington Albano