Ensino Médio

 

CEI Mirassol e o Ensino Médio: a construção cientifica dos saberes

O Ensino Médio do CEI Mirassol, surgiu em 1996, com o objetivo de atender a uma demanda cada vez mais crescente de solicitação por parte dos pais e garantir a construção da filosofia do “Ensinar a Pensar” em toda a educação básica.

A proposta pedagógica se orienta também para mobilizar junto ao educando, componentes da sua personalidade, seus motivos, interesses, suas relações com o grupo, procurando e oferecendo um sentido social à aprendizagem.

O CEI Mirassol oferece orientação profissional e educacional. O trabalho da orientação objetiva que os discentes pensem sobre a sua escolha profissional, relacionando-a com sua história e como fruto de um processo de desenvolvimento pessoal. O trabalho de orientação educacional é realizado de acordo com as necessidades especificas de cada turma, a partir das observações do corpo docente e das problemáticas levantadas pelos alunos. São abordados temas referentes a relacionamento em grupo, drogas, sexualidade, cidadania, hábitos de estudo, entre outros.

O Ensino Médio do CEI Mirassol, pautado na construção e no desenvolvimento de competências e habilidades alicerçadas por área de conhecimento, quais sejam: linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciência humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, têm como finalidade aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e fornecer ao aluno meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Por isso, a proposta pedagógica do Ensino Médio inclui entre outras diretrizes:

  • Saber orientar a educação na base dos princípios educativos, dos diferentes tipos de saberes que constituem o saber escolar, como parte das culturas local e universal, objeto de conteúdo escolar, para fornecer aos alunos as ferramentas que possibilitem o exercício da cidadania;
  • Contribuir na formação do educando primeiramente em aspectos humanísticos, dando condições a fim de que se torne mais crítico e consciente, para atuar na história do seu tempo, com a possibilidade de desenvolver novas tecnologias, fazer uso da crítica e da reflexão sobre a utilização, de forma mais eficaz e humana;
  • Ter as condições de, convivendo com o outro e participando da sociedade em que vive, torna-la mais justa e humanitária, além de propiciar ferramentas para a integração ao mundo do trabalho, continuar aprendendo e seguir níveis mais complexos de ensino.

No CEI Mirassol, a educação do aluno não está centrada apenas no componente acadêmico (conteúdos escolares). Ela se vincula com outras atividades curriculares que são parte dessa formação integral. Esta, por sua vez, encontra na interdisciplinaridade uma prática escolar que possibilita o estudo dos conteúdos na perspectiva de uma compreensão dos fenômenos sociais e naturais, na dinâmica de sua totalidade, aproximando a lógica do trabalho escolar à lógica da vida. No contexto real, o pensamento não pode ser fragmentado; ele é global. Portanto, essa prática liga-se à contextualização do saber, uma vez que os conteúdos escolares transformam-se em ferramentas para a leitura crítica da realidade, o que permite a participação ativa e consciente nos projetos sociais e individuais dos cidadãos.

 

CONSELHO PEDAGÓGICO: Maria Célia Lopes de Andrade
DIRETORA PEDAGÓGICA: Corina de Sá Leitão Amorim
DIRETORA DE UNIDADE: Clícia Maria e Barros
COORD. PEDAGÓGICO EF II (6º ao 8º Ano): Paulino Mendonça de Oliveira
COORD. PEDAGÓGICA EF II (9º Ano) e EM: Ana Cristina de Souza Dias
PSICÓLOGA: Francisca Érica Lucena Basílio
TERAPEUTA OCUPACIONAL: Leandro Belmont Obadowiski
INSPETORES: Maria Jéssica Gomes da Silva e Erivaldo da Silva Pinheiro

 

1ª SÉRIE

 

LÍNGUA PORTUGUESA
Guilherme Henrique Ribeiro C. de Oliveira

 

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO
Guilherme Henrique Ribeiro C. de Oliveira 

 

LITERATURA
Edson Moisés de Araújo Silva 

 

ARTE
Kamily Ellen Teixeira de Lima

 

LÍNGUA INGLESA
Eriberto Ferreira da Costa

 

LÍNGUA ESPANHOLA
Michely Gomes Medeiros da Cunha

 

HISTÓRIA
Euclides Tavares dos Santos 

 

GEOGRAFIA
Marcelo e Silva Monte
João Carlos Cruz

 

FILOSOFIA
Kennia Isis de Araújo Dantas

 

SOCIOLOGIA
Kennia Isis de Araújo Dantas  

 

MATEMÁTICA
Jéssica Damasceno Beserra
Thiago Antônio Lima Silva

 

FÍSICA
Valério Henrique da Silva
Cristiane dos Santos e Santos

 

QUÍMICA
Denis Vieira de Oliveira
Edilzo Andrade Silva Filho

 

BIOLOGIA
José Emerson Fernandes de Oliveira
João Silva Melo
Márcio Alexander Barroso dos Santos

 

EDUCAÇÃO FÍSICA
Anna Gracielle Ananias

 

2ª SÉRIE

 

LÍNGUA PORTUGUESA
Séfora Cavalcante da Silva 

 

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO
Séfora Cavalcante da Silva

 

LITERATURA
Edson Moisés de Araújo Silva

 

LÍNGUA INGLESA
Gustavo Adams Fank

 

 LÍNGUA ESPANHOLA
Michely Gomes Medeiros da Cunha 

 

HISTÓRIA
Marlos Magno Gomes de Menezes 

 

GEOGRAFIA
João Carlos Cruz  

 

FILOSOFIA
Kennia Isis de Araújo Dantas 

 

SOCIOLOGIA
Kennia Isis de Araújo Dantas 

 

MATEMÁTICA
Jéssica Damasceno Beserra
Thiago Antônio Lima Silva 

 

FÍSICA
Valério Henrique da Silva
Jaelson Barbosa 

 

QUÍMICA
Denis Vieira de Oliveira
Edilzo Andrade Silva Filho 

 

BIOLOGIA
José Emerson Fernandes de Oliveira
Márcio Alexander Barroso dos Santos  

 

EDUCAÇÃO FÍSICA
Anna Gracielle Ananias 

 

3ª SÉRIE

 

LÍNGUA PORTUGUESA
Séfora Cavalcante da Silva 

 

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO
Séfora Cavalcante da Silva 

 

LITERATURA
Edson Moisés de Araújo Silva

 

LÍNGUA INGLESA
Gustavo Adams Fank

 

LÍNGUA ESPANHOLA
Michely Gomes Medeiros da Cunha

 

HISTÓRIA
Euclides Tavares dos Santos
Wellington Barbosa Albano

 

GEOGRAFIA
João Carlos Cruz
Gustavo Ferri Rachetti

 

FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
Kennia Isis de Araújo Dantas

 

MATEMÁTICA
Thiago Antônio Lima Silva
Helder Cortês Bonifácio Filho
Cleiton André Ferreira Alves 

 

FÍSICA
Ewerton Barros dos Santos

 

QUÍMICA
Denis Vieira de Oliveira
Jussiê Pereira Bezerra

 

BIOLOGIA
Márcio Alexander Barroso dos Santos
João Silva Melo