Li e Recomendo

O projeto “Li e Recomendo” tem como objetivo divulgar o que os leitores do CEI Mirassol consideram como leitura imperdível. Confira e boa leitura!

O livro traz uma versão diferente da história de Oz, dessa vez contada por Eljaba, a bruxa má do Oeste, e conta toda a dificuldade da menina de crescer e se integrar na sociedade mágica. Cercada de desafios e preconceitos, a menina de pele verde acaba por se tornar uma bruxa esperta e irritadiça e se vê distante de sua melhor amiga por diversos fatores, que acabam resultando na extrema rivalidade existente entre ela eGlinda, a bruxa boa do Norte.
 
Luisa Aguiar – 3ª série do Ensino Médio
Livro – Wicked
Autor – Gregory Maguire
 
 
O livro conta a história de uma garota, Madeline Whittier, que tem uma doença rara que faz com que sua imunidade seja quase zero, impedindo-a de manter contato com o mundo exterior. Confinada em sua casa desde bebê, Madeline é criada por sua mãe, que é também médica, e pela enfermeira Carla. Porém, pela primeira vez em 18 anos, Madeline quer mais do que pode ter. E tudo começa com a chegada de Olly, que a ajudará a viver coisas que ela sempre sonhou e a descobrir segredos sobre sua vida que ela jamais imaginou.
 
Luisa Aguiar – 3ª série do Ensino Médio
Livro – Tudo e todas as coisas
Autor – Nicola Yoon
 
 
O livro que li e recomendo é “Wonder” (pois o li em inglês). Seu nome em português seria “Extraordinário”, da escritora R.J. Palacio. Esse emocionante e incrível livro conta a história de August Pullman, mais conhecido como Auggie, um menino de dez anos que sofre com uma doença terrível: ela deforma o rosto do garoto. Auggie vivia com sua mãe, a irmã e um cachorro e estudou em casa com sua mãe durante toda a vida, até que, quando completou 10 anos, seus pais resolveram matriculá-lo em uma escola. Quando começou a ir para a escola, ele sempre andava com um capacete de astronauta para esconder seu rosto. Por esse motivo, Auggie sofria bulling, mas mesmo assim conseguiu fazer amigos. Ao longo dos capítulos do livro, há vários narradores, como Via, sua irmã, Jack, seu amigo, entre outros. Todos eles possuíam seus problemas, levando-nos a refletir sobre nossas vidas. Tenho certeza de que essa tocante história de superação consegue comover até o coração mais frio.
 
Júlia Bulhões – 7º ano A
 

Atenção, leitor! Este é um livro sufocante! Antes de qualquer coisa, preciso confessar que “A praça do diamante” vai lhe sufocar desde a primeira página e é preciso, sobretudo, coragem para sustentar o fôlego até o último contato com a Colometa, a nossa inquieta protagonista. Este livro rouba nossos sentidos, pois nos lança para dentro do agitado cotidiano catalão dos anos 1930. Nesse cenário, subimos e descemos ruas, conhecemos pessoas, degustamos pratos exóticos, sentimos indignação diante de injustiças, tudo isso, leitor, ao ritmo de uma linguagem ágil e hábil, tecida pela escritora catalã mais influente da contemporaneidade: Mercè Rodoreda, já traduzida para cerca de 40 idiomas diferentes. Recomendo este romance, então, não apenas por ter sido o meu primeiro contato com a literatura catalã – e que contato! –, mas também por ser esta obra um delicado retrato da condição humana, que é exposta em face de uma guerra, uma vez que parte deste romance tematiza a violenta Guerra Civil Espanhola. Aos que têm curiosidade, fôlego e, principalmente, coragem, fica a minha sugestão!

Professor: Guilherme Henrique (Língua Portuguesa)
Livro: A praça do diamante
Autor: Mercè Rodoreda

 

Cisnes Selvagens não é ficção, é uma biografia de três mulheres: Jung Chang (a autora do livro), Bao Qin/De-hong (a mãe de Chang) e Yu-fang (avó de Chang). A narração inicia contando a história da avó da autora, passando o foco, então, para a vida de sua mãe, e, por fim, para a vida da própria autora. O que torna essas três histórias tão especiais não é só a descoberta dos costumes chineses ou mesmo a mudança desses costumes ao longo do tempo, mas a visão através dos olhos de pessoas comuns e que estavam diretamente envolvidas com as transformações que ocorreram a partir da Revolução Comunista na China.

Professor: Wellington Albano (História)
Livro: Cisnes Selvagens – Três filhas da China
Autora: Jung Chang

Em um breve conto, Saramago nos mostra a história de um reino fictício em que um homem misterioso vai pleitear com o rei um barco para procurar uma ilha, que é por todos desconhecida. Ao ser interpelado pelo rei sobre como ele encontraria algo que ainda não se conhece, visto que todas as ilhas do planeta foram desbravadas, o misterioso homem insiste em sua empreitada. Por fim, o rei cede o barco e o homem sai em busca de sua ilha, que sequer conhece. Um pequeno conto, mas com uma narrativa leve e empolgante, com romance e um final que estimula bastante a reflexão sobre quem nós somos.”
Professor: Maurício Alves (História e Filosofia)
Livro: O Conto da Ilha Desconhecida
Autor: José Saramago

Instagram

Facebook