Ensino Fundamental I

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Cei Mirassol e o Ensino Fundamental I: aprender a pensar

O princípio filosófico básico que norteia a ação pedagógica do CEI Mirassol, “Ensinar a Pensar”, traduz-se, nos primeiros anos do ensino fundamental I, por Aprender a Pensar – base para a construção da autonomia do aluno. Pensar, embora uma capacidade natural do ser humano, pode ser potencializada na escola por meio de um ambiente educacional que oriente, que dê os rumos e que crie oportunidades para que os alunos desenvolvam uma predisposição para o pensamento reflexivo e crítico.

Essa aprendizagem ocorre de forma gradativa através de um exercício contínuo e interdisciplinar no qual o raciocínio vai e volta, faz e refaz caminhos, possibilitando ao aluno ser autônomo no seu pensar, sabendo discernir entre o certo e o errado, a aplicar o conhecimento construído, a ter ideias novas e a desenvolver uma atitude de reflexão frente às situações problemáticas.

Na prática educativa, cada ano do Ensino Fundamental I desenvolve diferentes projetos de trabalho, que articulam e dão significados aos conhecimentos. Os projetos podem ser quinzenais ou mensais, variando de acordo com a problemática desenvolvida. O percurso dá-se a partir de uma problemática, suficientemente geral, para englobar todos os conteúdos e favorecer a análise, a interpretação e a criatividade.

A avaliação faz parte de todo o processo, numa perspectiva formativa de acompanhamento/regulação do aprender e ensinar, no qual, o erro construtivo está a serviço da intervenção pedagógica(mediação) e não somente de uma pontuação através da sistemática de notas. Nessa perspectiva, acompanha-se constantemente cada aluno, considerando como único, portanto, com ritmos e experiências sócio – históricas diferentes.

Com este olhar, realizamos constantes e atentas observações, registramos e refletimos sobre as experiências individuais e coletivas, vivenciadas nos momentos de construção do conhecimento. Assim, percebemos os desenvolvimentos das crianças quanto aos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.

Dessa maneira, o educando tem a oportunidade de participar ativamente da construção do conhecimento, “aprender a aprender”, uma vez que se sente apto a auto – avaliar-se e, consequentemente, explicar dificuldades e solicitar ajuda aos colegas e educadores, bem como a pesquisar em fontes de informação.

Equipe Pedagógica

Direção: Maria Célia Lopes de Andrade
Vice-direção: Corina de Sá Leitão Amorim
Orientação Pedagógica: Suzana Cavalcante
Coordenação Pedagógica: Fabíola Machado Morais
Supervisão do Programa Bilíngue: Patrícia Soares Fernandes
Psicóloga: Érica Lucena
Terapeuta Ocupacional: Leandro Obadowski
Fonoaudióloga: Ana Cláudia Lopes
Apoio pedagógico em Língua Portuguesa:
Andressa Joanne de Andrade Lopes (Matutino)
Eridan da Silva Gentil (Vespertino)
Apoio pedagógico em Matemática
Maria Betania Medeiros Faustino Cruz (Matutino)
Idi Carla Santos de Araújo (Vespertino)
Assistente de coordenação: Ana Cláudia Oliveira

  • MATUTINO

2AM: Cleonete Herculano
Inglês: Aline

2BM: Augusta Gujev
Inglês: Aline

3AM: Jercimara Jersica Lopes
Inglês: Leonardo

3BM: Tatiane Dantas
Inglês: Leonardo

4AM: Tariza Líbia
Inglês: Tainara

4BM: Geovania Bezerra
Inglês: Tainara

4CM: Flávia Santos
Inglês: Tainara

5AM /5BM

Português
Líneker Trajano

Matemática
Débora Brennand

Ciências
Elder Jales

História
Shyrlaine Querino

Geografia
Renata Kissya

Inglês
Lourenço

Artes
Luciana Lourenço

Educação Física
Arimateia Ciole

  • VESPERTINO

2AV: Samarah Oliveira
Inglês: Daniely

2BV: Pollyana Paguetti
Inglês: Daniely

3AV: Viviane Scarvaci
Inglês: Daniely

4AV: Camila Pereira
Inglês: Leonardo

5AV

Português
Líneker Trajano

Matemática
Danielle Ferreira

Ciências
Elder Jales

História
Shyrlaine Querino

Geografia
Miguel Neto

Inglês
Lourenço

Artes
Luciana Lourenço

Educação Física
Arimateia Ciole

Estagiárias:

Barbara Ellen Rebouças Cunha
Caroline Paiva e Silva
Maria Janaina Bezerra da Silva
Karla Alves de Freitas Sales

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>