Ensino Fundamental II

CEI Mirassol e o Ensino Fundamental II: a consolidação de habilidades e preparação de novas competências

O CEI Mirassol entende esse segmento de ensino como sendo marcado por transições bio-psicológicas dos alunos e didático-pedagógicas referentes à organização curricular.

Os alunos do 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental II – são ainda pré-adolescentes e adolescentes, com um olhar na vida adulta, mas ainda ancorados na infância. É uma fase de constante oscilação, quando querem ao mesmo tempo, independência e brincadeiras. Ao passar para o 6º ano, deparam-se com uma organização escolar que substitui o professor polivalente por vários professores, com aplicações didáticas também diversas, até mesmo em função da natureza de cada área do conhecimento a ser desenvolvida.

Para executar a educação integrada a que se propõe, o CEI Mirassol media o trabalho didático-pedagógico no fundamental II observando as dimensões cognitiva, afetiva, física, ética, estética e política da formação do aluno. A experiência pedagógica do CEI Mirassol sedimenta a visão histórico-cultural, como direcionamento teórico-metodológico de todo trabalho que envolve o ensino e os eventos nesse nível escolar. Entendemos que o esforço é o de aproximar o ensino das sequências didáticas mais complexas e mais representativas dos contextos e do saber científico.

Através delas os alunos tornam-se construtores de suas aprendizagens, sob a coordenação do professor que lhes propõe atividades superadoras do conhecimento meramente factual, englobando a formação de conceitos, procedimentos e atitudes.

Nesta perspectiva, o trabalho didático necessita de um tratamento avaliativo que encontra coerência na concepção da avaliação formativa. Para executar a avaliação formativa consideramos todas as suas fases, estimulando o aluno para o exercício de metacognição, identificando o que aprendeu, o que não aprender e por que não aprendeu, a fim de, na medida do possível, dar-lhe a oportunidade da refacção dos trabalhos. Valorizar sempre o estudo diário, o fazer e o refazer de várias e diversificadas atividades, tentando desconstruir a cultura de apenas estudar para as provas.

As práticas didático-pedagógicas no Fundamental II conjugam o fazer da sala de aula com projetos interdisciplinares, viagens de estudos, eventos e aulas de campo que vão avançando na perspectiva da união teoria – prática e da compreensão histórico – cultural.

EQUIPE PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL II

Direção: Maria Célia Lopes de Andrade
Vice-direção: Corina de Sá Leitão Amorim
Orientação Pedagógica: Clícia Maria e Barros
Supervisão do Programa Bilíngue: Patrícia Soares Fernandes
Coordenação de Ensino: Kadidja Helânia de Araújo Cavalcanti
Assistente de Coordenação: Lidjane Maria
Terapeuta Ocupacional: Leandro Belmonte Obadowski
Psicóloga: Érica Lucena Basílio
Fonoaudióloga: Ana Claudia Andrade

  • 6° Ano – 6AM

Arte
Rodrigo César Sousa de Macedo

Ciências
Bárbara Lopes Schiavetti

Filosofia
Mauricio Alves Júnior

Geografia
Miguel Gomes de Sousa Neto

História
Daniel Roney da Silva

Língua Portuguesa
Ludmila Gesteira

Matemática
Maralynda Godeiro Ayres

Inglês
Thaynara Oliveira

Educação Física
Jairo Tinôco

  • 6° Ano – 6BM

Arte
Rodrigo César Sousa de Macedo

Ciências
Raphaella Madruga

Filosofia
Mauricio Alves Júnior

Geografia
Miguel Gomes de Sousa Neto

História
Shyrlaine Costa Querino

Língua Portuguesa
Ludmila Gesteira

Matemática
Maralynda Godeiro Ayres

Inglês
Thaynara Oliveira

Educação Física
Jairo Tinôco

  • 6° Ano – 6AV

Arte
Rodrigo César Sousa de Macedo

Ciências
Bárbara Lopes Schiavetti

Filosofia
Mauricio Alves Júnior

Geografia
Francisco Jailton de Oliveira

História
Shyrlaine Costa Querino

Língua Portuguesa
Lizandra Xavier Gomes Dourado

Matemática
Maralynda Godeiro Ayres

Inglês
Thaynara Oliveira

Educação Física
Luís Carlos Scala

  • 7° Ano – AM/BM

Arte
Rodrigo César Sousa de Macedo

Ciências
José Roberto Silva de Oliveira Júnior

Filosofia
Luís Gustavo Ferri Rachetti

Geografia
Francisco Jailton de Oliveira

História
Mauricio Alves Júnior

Língua Portuguesa
Leonardo Alexandre Fernandes

Matemática
Maralynda Godeiro Ayres

Inglês
Thaynara Oliveira

Educação Física
Luís Carlos Scala

  • 7° Ano – AV

Arte
Rodrigo César Sousa de Macedo

Ciências
Elder Jales

Filosofia
Mauricio Alves Júnior

Geografia
Francisco Jailton de Oliveira

História
Shyrlaine Costa Querino

Língua Portuguesa
Leonardo Alexandre Fernandes

Matemática
Cleiton André Ferreira Alves

Inglês
Thaynara Oliveira

Educação Física
José Pereira Maciel Neto

  • 8° Ano AM/BM

Arte
Rodrigo César Sousa de Macedo

Ciências
Kátia Lidiane Queiroz

Filosofia
Luís Gustavo Ferri Rachetti

Geografia
Francisco Jailton de Oliveira

História
Daniel Roney da Silva

Língua Portuguesa
Guilherme Henrique

TPA
Mirella Matoso Leal

Matemática
Jéssica Damasceno Beserra

Inglês
Lorenço Carlos de Menezes

Educação Física
Jairo Tinôco

  • 8° Ano AV

Arte
Rodrigo César Sousa de Macedo

Ciências
Raphaella Madruga

Filosofia
Mauricio Alves Júnior

Geografia
Francisco Jailton de Oliveira

História
Mauricio Alves Júnior

Língua Portuguesa
Lizandra Xavier Gomes Dourado

TPA
Mirella Matoso Leal

Matemática
Cleiton André Ferreira Alves

Inglês
Lorenço Carlos de Menezes

Educação Física
Luís Carlos Scala

  • 9º Ano

Arte
Rodrigo César Sousa de Macedo

Biologia
Kátia Lidiane da Silva Queiroz

Filosofia
Luiz Gustavo Ferri Rachetti

Geografia
Marcelo e Silva Monte

História
Daniel Roney da Silva

Língua Portuguesa/ Literatura
Leonardo Alexandre Fernandes dos Santos

Matemática
Cleiton André Ferreira Alves

Inglês
Gabriel Ramalho Gadê de Vasconcelos

Teoria e Prática da Argumentação
Mirella Matoso Lettieri Leal Damásio

Física
Valério Henrique da Silva

Química
Jussiê Pereira Bezerra
Edilzo Andrade Silva Filho

Educação Física
José Pereira Maciel Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>