Ensino Médio

CEI Mirassol e o Ensino Médio: a construção cientifica dos saberes

O Ensino Médio do CEI Mirassol, surgiu em 1996, com o objetivo de atender a uma demanda cada vez mais crescente de solicitação por parte dos pais e garantir a construção da filosofia do “Ensinar a Pensar” em toda a educação básica.

A proposta pedagógica se orienta também para mobilizar junto ao educando, componentes da sua personalidade, seus motivos, interesses, suas relações com o grupo, procurando e oferecendo um sentido social à aprendizagem.

O CEI Mirassol oferece orientação profissional e educacional. O trabalho da orientação objetiva que os discentes pensem sobre a sua escolha profissional, relacionando-a com sua história e como fruto de um processo de desenvolvimento pessoal. O trabalho de orientação educacional é realizado de acordo com as necessidades especificas de cada turma, a partir das observações do corpo docente e das problemáticas levantadas pelos alunos. São abordados temas referentes a relacionamento em grupo, drogas, sexualidade, cidadania, hábitos de estudo, entre outros.

O Ensino Médio do CEI Mirassol, pautado na construção e no desenvolvimento de competências e habilidades alicerçadas por área de conhecimento, quais sejam: linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciência humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, têm como finalidade aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e fornecer ao aluno meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Por isso, a proposta pedagógica do Ensino Médio inclui entre outras diretrizes:

  • Saber orientar a educação na base dos princípios educativos, dos diferentes tipos de saberes que constituem o saber escolar, como parte das culturas local e universal, objeto de conteúdo escolar, para fornecer aos alunos as ferramentas que possibilitem o exercício da cidadania;
  • Contribuir na formação do educando primeiramente em aspectos humanísticos, dando condições a fim de que se torne mais crítico e consciente, para atuar na história do seu tempo, com a possibilidade de desenvolver novas tecnologias, fazer uso da crítica e da reflexão sobre a utilização, de forma mais eficaz e humana;
  • Ter as condições de, convivendo com o outro e participando da sociedade em que vive, torna-la mais justa e humanitária, além de propiciar ferramentas para a integração ao mundo do trabalho, continuar aprendendo e seguir níveis mais complexos de ensino.

No CEI Mirassol, a educação do aluno não está centrada apenas no componente acadêmico (conteúdos escolares). Ela se vincula com outras atividades curriculares que são parte dessa formação integral. Esta, por sua vez, encontra na interdisciplinaridade uma prática escolar que possibilita o estudo dos conteúdos na perspectiva de uma compreensão dos fenômenos sociais e naturais, na dinâmica de sua totalidade, aproximando a lógica do trabalho escolar à lógica da vida. No contexto real, o pensamento não pode ser fragmentado; ele é global. Portanto, essa prática liga-se à contextualização do saber, uma vez que os conteúdos escolares transformam-se em ferramentas para a leitura crítica da realidade, o que permite a participação ativa e consciente nos projetos sociais e individuais dos cidadãos.

EQUIPE PEDAGÓGICA

DIRETORA PEDAGÓGICA: Maria Célia Lopres de Andrade
VICE DIRETORA PEDAGÓGICA: Corina de Sá Leitão Amorim
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: Ana Cristina Dias
COORDENADOR PEDAGÓGICO: Paulino Mendonça de Oliveira
ASSISTENTE PEDAGÓGICO: Victor Henrique dos Santos Silva
PSICÓLOGA: Francisca Érica Lucena Basílio
TERAPEUTA OCUPACIONAL: Leandro Belmont Obadowiski

  • 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA
Euclides Tavares dos Santos

GEOGRAFIA
João Carlos Cruz
Marcelo e Silva Monte

FILOSOFIA e SOCIOLOGIA
Kennia Isis de Araújo Dantas

FÍSICA e LABORATÓRIO
Valério Henrique da Silva

QUÍMICA
Edilzo Andrade Silva Filho

QUÍMICA e LABORATÓRIO
Denis Vieira de Oliveira

BIOLOGIA e LABORATÓRIO
Márcio Alexander Barroso dos Santos

BIOLOGIA
Kátia Lidiane da Silva Queiroz

LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA
Sérgio Augusto de Lima e Silva
Edson Moisés de Araújo Silva

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO
Letícia Pinheiro de Lima

LÍNGUA INGLESA
Gabriel Ramalho Gadê de Vasconcelos

LÍNGUA ESPANHOLA
Michely Gomes Medeiros da Cunha

ARTE
Rodrigo César de Sousa Macedo

MATEMÁTICA
Jéssica Damasceno Beserra
Thiago Antônio Lima e Silva

EDUCAÇÃO FÍSICA
Anna Gracielle Ananias

  • 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA
José Soares de Albuquerque Júnior

GEOGRAFIA
João Carlos Cruz

FILOSOFIA e SOCIOLOGIA
Kennia Isis de Araújo Dantas

FÍSICA
Valério Henrique da Silva

FÍSICA LABORATÓRIO
Jaelson Barbosa

QUÍMICA
Edilzo Andrade Silva Filho

QUÍMICA e LABORATÓRIO
Denis Vieira de Oliveira

BIOLOGIA e LABORATÓRIO
Márcio Alexander Barroso dos Santos

BIOLOGIA
Luís Eduardo Alves Lago

LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA
Letícia Pinheiro de Lima
Edson Moisés de Araújo Silva

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO
Séfora Cavalcante da Silva

LÍNGUA INGLESA
Gustavo Adam’s Fank

LÍNGUA ESPANHOLA
Michely Gomes Medeiros da Cunha

MATEMÁTICA
Thiago Antônio Lima e Silva
Jéssica Damasceno Beserra

EDUCAÇÃO FÍSICA
Anna Gracielle Ananias

  • 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA
Euclides Tavares dos Santos
Wellington Barbosa Albano

GEOGRAFIA
João Carlos Cruz
Pedro Mesquita Filho

FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Kennia Isis de Araújo Dantas

FÍSICA
Ewerton Barros dos Santos

QUÍMICA
Denis Vieira de Oliveira
Jussiê Pereira Bezerra

BIOLOGIA
Luís Eduardo Alves Lago
Márcio Alexander Barroso dos Santos

LÍNGUA PORTUGUESA /LITERATURA
Séfora Cavalcante da Silva
Sérgio Augusto de Lima e Silva

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO
Séfora Cavalcante da Silva

LÍNGUA INGLESA
Gustavo Adam’s Fank

LÍNGUA ESPANHOLA
Michely Gomes Medeiros da Cunha

MATEMÁTICA
Thiago Antônio Lima e Silva
Cleiton André Ferreira Alves
Helder Cortês Bonifácio Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>