Tema Integrador

Tema Integrador 2017

O mundo e suas construções: legados da matemática

A contribuição dos inventos matemáticos para a evolução humana.

A Matemática como uma constante na evolução humana!

A história universal registra uma sucessiva e progressiva sequência de feitos que só mesmo a capacidade humana de aprender, de criar, de inovar, de transformar e de revolucionar pode produzir e explicar. Para tanto, dispomos de um cérebro que em seu processo evolutivo foi capaz de combinar mecanismos que estabelecem as mais complexas conexões dos mais de 50 bilhões de neurônios que fazem funcionar o engenho humano para movimentar o mundo e suas construções.

Muitos dos inventos nascem da necessidade de resolver problemas cotidianos e de garantir a sobrevivência humana, proporcionando segurança, conforto e equilíbrio. Um longo caminho foi percorrido e o encontro com a Matemática foi de extrema relevância para a exatidão e solidez das operações que deram origem às mais grandiosas construções e invenções como arco, flecha, roda, arado, canais de irrigação, embarcações, pirâmides, templos, moinhos, carruagens, imprensa, bússola, máquina a vapor, trens, carros, aviões, foguetes, computadores e uma infinidade de itens que nos mantém conectados 24 horas por dia.

Quantos cálculos se fizeram necessários para que cada invento humano funcionasse? Inúmeros! Será que foi fácil para Santos Dumont colocar o 14 Bis no ar? Como foi possível transpor a barreira do som? Qual a velocidade da luz? Com quantos paus se faz uma canoa? Como propagar o som? Como chegar à Lua? E a Marte? Como encontrar a cura para o câncer? Como reduzir a emissão de gazes poluentes? Como fazer deslocar um trem, um carro, um navio? Como calcular a área de um objeto? Na verdade, são tantos os questionamentos quanto as respostas que a eles foram dados. E, em síntese, tudo acaba por demonstrar a imensa capacidade do ser humano escrever uma história repleta de descobertas, de inovações, de transformações que, sejam no passado, sejam no presente, atestam que as construções do mundo não deixam de ser um importante legado da Matemática, posto que esta é uma constante na evolução humana.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>