5º ano – Textos dos alunos – Projeto com o livro “O Pequeno Príncipe”

Ao ler o livro “O Pequeno Príncipe”, os alunos dos 5º anos, refletiram sobre amizade, observando o diálogo entre a raposa e o Pequeno Príncipe e produziram textos expressando suas opiniões sobre o tema SER AMIGO É. Surgiram textos fantásticos e aqui compartilhamos alguns com vocês.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. (Antoine de Saint-Exupéry)

Ser amigo é…

Ser amigo é ter sempre alguém para conversar e te apoiar, os amigos te ajudam nas horas mais difíceis, ser amigo é confiar um no outro.
Ser amigo é ter alguém para compartilhar seus sentimentos e segredos, ser amigo é cativar alguém, os amigos podem discutir às vezes, mas nunca deixam de ser amigos.
Ser amigo é poder abrir seu coração e ter alguém para realizar um sonho juntos, como o meu de abrir um abrigo de animais, junto com minha amiga Rita.
Amigos são sempre unidos, brincam juntos, e defendem uns aos outros, não importa se estejam distantes, sempre serão amigos.
Bruna Assunção (5AM)
Ser amigo é…

Ser amigo é ser companheiro, ser companheira, evitar brigar e etc.
Ser amiga não é porque ele tem uma coisa que você não tem, e você ache legal, é porque ele tem respeito e carinho.
Eu sou novata na escola, mas já aprendi várias coisas com minhas amigas novas. Os amigos vão te ajudar nas batalhas mais difíceis da sua vida. Devemos brigar pelos amigos, mas não brigar com os amigos.
Luana (5AM)
Ser amigo é…

Ser amigo é ser praticamente um irmão, são aqueles amigos que se falam todo dia, brincam toda hora, todo minuto. No livro “O pequeno príncipe” tem algo a ver com isso, primeiro o pequeno príncipe e a raposa marcam um horário e lugar par se encontrar todos os dias, a raposa olhava o trigo e lembrava-se do pequeno príncipe e estava esperando ele.
Eu tenho vários amigos na vida real e todos eles eu trato como se fossem parentes, amigos que eu vejo todo dia, brinco toda hora. Aqueles que não têm amigos não tem ninguém.
Bom, eu acho que falei muito, então, vou por aqui. Despeço-me com um abraço carinhoso, e lembre-se, você também é meu amigo!
Luigi Scala (5AM)
Ser amigo é…

Pra mim ser amigo é muito importante.
Para ser amigo de alguém, você precisa cativá-lo, ou seja, cuidar bem dele, conversar, não ter vergonha de falar com ele e acima de tudo ajudar quando ele precisar, para que sua amizade possa ficar ainda maior com essa pessoa, e talvez até criar brincadeiras junto com ela.
Para que seu amigo não deixe de gostar de você, você precisa:
- Não xingar;
- Dar atenção para seu amigo;
- Brincar com ele quando puder.
Se você conseguir fazer tudo isso que eu disse, você poderá ter ou continuar tendo seu amigo, e talvez vocês consigam ser tão amigos com isso que poderão virar melhores amigos. 
Nicolas Cavalcanti (5AM)
Ser amigo é…

Bem legal, é bom ter um amigo, para você ter com quem passar seu tempo se divertir e conversar; bom, é claro que temos que tratá-lo bem, primeiramente temos que aceitar suas diferenças, se ele é devagar, se ele é gordo, se ele tem problema de audição, etc. Também não é bom humilhá-los quando você ganhar dele ou quando tem algo bem melhor que ele, etc. Além do mais, se você é menino não precisa ter só amigos meninos, ou se você é menina, não precisa só ter amigas meninas, pode ter amigos de todos os tipos, até adultos, como seu pai, sua mãe e toda sua família. É que nem no pequeno príncipe, eles eram pessoas normais, daí eu as cativei e elas viraram meus amigos.
Theo Aquino (5AM)
Ser amigo é…

Para mim, ser amigo é apoiar o seu amigo, dar atenção e carinho a ele. Se você não trata bem o seu amigo, ele irá se afastar. Esta frase que acabei de escrever, eu associo ao livro “O Pequeno Príncipe”, pois a Rosa e a Raposa são um grande exemplo de amizade. A raposa, só de olhar para o Pequeno Príncipe, já sabia dos sentimentos dele. Trazendo esse fato para a vida real, significa que se você confiar no seu amigo, ele também irá confiar em você, pois você passando confiança a ele, o seu amigo também irá te passar. O exemplo da rosa também é muito bom: o Pequeno Príncipe protegia muito bem aquela rosa. Pois para ele, ela era única. Trazendo esse fato para a vida real, significa que nós temos que proteger o nosso amigo, pois para mim, os meus amigos são únicos!
Stella Martinez (5AV)
Ser amigo é…
Ter um amigo é uma coisa muito boa, porque com um amigo você pode brincar, compartilhar sentimentos e muitas outras coisas divertidas. Você pode ver uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas, se você fizer dele um amigo, essa pessoa vai se tornar única no mundo para você. Então, podemos dizer que ter amigos é uma coisa muito boa, porque viver sozinho e não ter amigos não é uma coisa nada boa.
Rafael Villela (5AV)
Ser amigo é…
Ter amigos faz bem à saúde. A pessoa tem que ter amigos para brincar, se divertir, fazer trabalho em grupo, para conversar, para não ser solitário e entre outros.Tente também ser amigo para você apoiá-lo, e ele apoiar você em qualquer coisa. Para ele te deixar animado, te ajudar nos momentos tristes e compartilhar os felizes. É bom você não ter só um amigo, é bom você ter vários amigos, para respeitar a todos eles e eles também respeitarem você e para a brincadeira ficar mais divertida. E, por favor, não arranje encrenca com ele, não procure ferir os sentimentos dele, não o traia, não o xingue e não senta ciúmes dele por qualquer coisa que acontecer.E se você achar uma pessoa negra, gorda ou deficiente, não tenha preconceito, pelo contrário, seja muito amigo dele e tenha várias amizades.
Gabriel Ramalho (5AV)
Ser amigo é…
Ser amigo é muito importante, o amigo ajuda ao outro quando ele está precisando, quando perdeu alguém da família. Um amigo é como um irmão, muito importante.
É de muita importância cuidar do seu amigo, se você não cuidar direito de seu amigo, é capaz de você perde-lo. Por isso, ser amigo é muito importante.
César Henrique (5AV)
Ser amigo é…
Para mim, ser amigo é ajudar a alguém, toda vez que ele precisar, é estar sempre à disposição para ajudar, sempre que você puder dar conselhos e fazer tudo o que for possível para lhe ajudar, sem esperar nada em troca.Ter um amigo, o qual você trata como irmão, é maravilhoso, ter um amigo que te trata com respeito é bom demais!Eu gosto muito dos meus amigos, cada um de sua forma especial, mas é claro que algumas vezes brigamos, mas mesmo assim continuamos sendo amigos.É muito bom saber que pode contar com alguém.E finalizando, eu amo ter amigos como os meus. E sempre nos divertimos quando estamos juntos.
Ana Gabriela (5AV)

Links relacionados

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>