Viagem de estudos – 1º ano do Ensino Médio – Paulo Afonso/BA

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS

Natal, 11 de abril de 2012.

Viagem de estudos – Paulo Afonso-BA

1° ANO – Ensino Médio

Senhores Pais,

São infinitos os caminhos que conduzem à evidência do que é considerado como verdade. Segundo Mello (2002), nesse mundo cheio de sentidos, significados, símbolos e códigos, não podemos mais construir conhecimentos a partir de territórios disciplinares isolados em suas fronteiras. Os conceitos são mantidos ou transformados a partir de articulações ética e estética, de valores, de reflexão crítica, verdades relativas e intenções provisórias de um dado momento histórico-social.

Nesse sentido, a interdisciplinaridade vem abrindo caminhos, ao propor atitudes inovadoras na intenção de permitir um pensamento integrado e coerente onde o homem consiga incluir tudo harmoniosamente num todo global indiviso, ininterrupto e ilimitado.

A contextualização também pode ser um recurso para conseguir esse objetivo. Contextualizar o conteúdo, segundo o PCNEM (BRASIL, 2002) significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto. O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador e pode provocar aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade.

A partir dessa perspectiva interdisciplinar e contextualizadora, proposta como eixo estruturador do Ensino Médio, o CEI Mirassol realizará uma viagem de estudos a Paulo Afonso/BA como forma de ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, objetivando oportunizar um momento de observação das transformações permitidas pelo avanço científico e efetuadas por processos econômicos e históricos em determinado espaço geográfico.

Assim sendo, o projeto Paulo Afonso é interdisciplinar na sua concepção, execução e avaliação, e os conceitos utilizados serão formalizados, sistematizados e registrados no âmbito das disciplinas que contribuem para seu desenvolvimento. As disciplinas diretamente relacionadas são: Biologia, Física, História e Geografia.

 

Conteúdos Conceituais:

Biologia: mudanças ambientais provocadas pela construção da Usina Hidrelétrica (conceitos ecológicos básicos).

Física: Leis de Eletromagnetismo e princípios de conservação.

História: patrimônio histórico das cidades de Delmiro Golveia e Piranhas. A relação de Delmiro Golveia com o Cangaço. Compreender o contexto histórico e político nacional da época do projeto e da construção das hidrelétricas do Xingó e de Paulo Afonso como também as implicações destas realizações para o nordeste brasileiro no que se refere aos elementos socioeconômicos e políticos. Reflexão sobre as fontes alternativas de energia na contemporaneidade.

Geografia: conceitos geomorfológicos e sociais do agreste sertanejo.

 

Temas de discussão:

  • A transposição do Rio São Francisco.
  • A necessidade da energia no mundo moderno.
  • A produção de energia e o impacto ambiental.

 

A viagem de estudos a Paulo Afonso-BA acontecerá de 26 a 29/07/12.

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