Viagem de estudos da turma do 5º ano à região do Seridó

O tema do projeto “Homem e meio ambiente – uma relação necessária” por si só já justifica a razão do estudo realizado. O que é espaço geográfico se não o resultado desta relação do homem com a natureza, organizando os espaços, modificando os lugares e lhes dando uma feição própria, produzindo cultura e transformando suas paisagens? É uma relação espaço-temporal que vai deixando no meio ambiente as marcas da ação humana, sejam elas benéficas ou prejudiciais para ambos – homem e natureza.

Por sua vez, o tem entre suas finalidades a troca de experiências entre grupos distintos do ponto de vista sócio-cultural. A observação e a oficina lúdica são os principais procedimentos, que favorecem a construção, em uma realidade concreta, de conhecimentos relacionados ao espaço geográfico do lugar, proporcionando a vivência de comportamentos e atitudes necessários à participação social. Ora, nada mais oportuno do que oferecer aos alunos do Totoró e do CEI mais uma experiência de integração. São dois mundos significativamente humanos e diversificados que favorecem uma relação democrática, na qual os dois grupos aprendem, ensinam e compreendem por meio da troca a importância das relações.

Flávia dos Santos
Professora do 5º ano CEI Mirassol.

Links relacionados

Esta entrada foi publicada em Fotos, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>