Pular para o conteúdo

Ensino Fundamental I

CEI e o Ensino Fundamental I: aprender a pensar

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o princípio filosófico básico que norteia a ação pedagógica do CEI, “ensinar a pensar”, traduz-se por “aprender a pensar” – base para a construção da autonomia do aluno.

A ação de pensar, embora seja uma capacidade natural do ser humano, pode ser potencializada na escola por meio de um ambiente educacional que oriente, dê os rumos e crie oportunidades para que os alunos desenvolvam uma predisposição para o pensamento reflexivo e crítico.

Na prática educativa, cada ano do Ensino Fundamental I desenvolve diferentes projetos de trabalho, que articulam e dão significados aos conhecimentos.

Conheça melhor:

A avaliação faz parte de todo o processo, numa perspectiva formativa de acompanhamento/regulação do aprender e ensinar, na qual o erro construtivo está a serviço da intervenção pedagógica (mediação) e não somente de uma pontuação dada por meio de um sistema de notas. Nessa perspectiva, acompanha-se constantemente cada aluno, considerando-o como único, portanto, com ritmos e experiências sócio–históricas diferentes.

Com esse olhar, realizamos constantes e atentas observações e registramos e refletimos sobre as experiências individuais e coletivas, vivenciadas nos momentos de construção do conhecimento.