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Nossos Pilares

Excelência Acadêmica

O projeto formativo do CEI expressa os fundamentos do processo didático-pedagógico e os direcionamentos teórico-metodológicos para cada área do conhecimento, destacando as singularidades da linha pedagógica adotada.

A escola tem como finalidade o desenvolvimento integral de crianças e jovens, preparando-os para a cidadania. Esse princípio, aplicado a um norteamento didático-pedagógico, assegura acesso ao saber científico e à formação de habilidades e atitudes voltadas para o aprimoramento pessoal/social e preservação do patrimônio histórico-cultural.

Para sedimentar esse modo de pensar, o currículo trabalha no enfoque interdisciplinar, no qual diferentes saberes dialogam entre si, conforme o modelo de ensino por projetos já consolidado em nossa escola.

Em sua abordagem didática, esse princípio básico privilegia a perspectiva histórico-cultural, na qual os conhecimentos científicos são tratados segundo os contextos históricos em que foram e são produzidos e o aluno é estimulado ao desenvolvimento da aptidão de organizar seus conhecimentos, fazendo a ligação entre a ciência e a cultura das humanidades, a fim de avançar num pensamento complexo.

O ensino é o veículo para a compreensão dos conhecimentos, cujo exercício de análise e síntese, síntese e análise estabelece, em seu percurso, uma relação entre as indagações sobre o ser humano e o mundo, desenvolvendo uma atitude crítica e problematizadora.

Inteligência de vida

O CEI Mirassol, pautado na sua matriz de formação integral, entende que precisa desenvolver a inteligência emocional e as habilidades socioemocionais dos estudantes. Desta forma, com um currículo que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, capacita-os a reconhecer e lidar com as próprias emoções, estabelecer e alcançar objetivos, compreender a perspectiva dos outros e demonstrar empatia e tomar decisões responsáveis e seguras.

Cidadania

Ancorado no princípio filosófico “ensinar a pensar”, o CEI Mirassol traz, em seu currículo, o pilar cidadania. Aqui, objetivamos, além da perspectiva de construção do que são os direitos e deveres do cidadão, desenvolver os estudantes em relação ao pensamento ético, à preservação ambiental (sustentabilidade) e à atuação cidadã. Busca-se, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimular a construção do conhecimento à luz do respeito à cidadania, às diferenças e à preservação ambiental.